20/12/11 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

Reeducandas da PF de Tupi Paulista participam de curso profissionalizante de jardinagem

As detentas colocaram em prática o conhecimento adquirido nas aulas teóricas, plantando um jardim na unidade prisional

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Reeducandas aplicam conhecimento adquirido na própria unidade

A Penitenciária Feminina (PF) de Tupi Paulista promoveu um curso profissionalizante de jardinagem para 20 detentas, no período de 14 e 18 de novembro. A medida é fruto da parceria entre o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), a Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap) e a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e foi executada pelo Centro Paula Souza.

O curso tem o objetivo de propiciar capacitação e formação técnica profissional às reeducandas que, após o cumprimento de suas penas, terão oportunidade de inserir-se no mercado de trabalho tendo conhecimento sobre jardinagem e paisagismo. “A capacitação também estimula o desenvolvimento de habilidades como o trabalho em equipe, fornecendo subsídios para a reinserção social, reeducação para a cidadania e autoestima”, explica a diretora da PF, Adriana Alkmin Pereira Domingues.

As presas tiveram aulas teóricas em sala de aula da unidade e, posteriormente, colocaram o conhecimento adquirido em prática, nas aulas desenvolvidas na ala de convivência. “As reeducandas trabalharam juntas na elaboração, preparação e cuidado de um jardim feito como espaço diferenciado. Elas mostraram delicadeza, dedicação e organização, que estão refletidos no resultado obtido”, comenta Adriana.

Todas as 20 detentas concluíram o curso com carga horária de 40 horas e receberam, em 06/12, um certificado expedido pelo Centro Paula Souza.