Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

12/01/17 | Caio Daniel – Interlocutor CRN

Casa de Idosos é restaurada por presos da Penitenciária de Iaras

Asilo localizado em Cerqueira César está sendo reformado por reeducandos do regime semiaberto

Presos da Ala de Progressão da Penitenciária (APP) “Orlando Brando Filinto” de Iaras estão fazendo a reforma de um asilo em Cerqueira César. O serviço é realizado por sentenciados que participaram de cursos profissionalizantes de pintor, pedreiro, assentador de tijolos, encanador e eletricista residencial ministrados na própria unidade prisional. Os cursos são parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (Fapetec) e Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e ofereceram certificado aos 150 presos participantes.

O Lar São Vicente de Paulo de Cerqueira César abriga 42 idosos (homens e mulheres) e conta com oito dormitórios, uma capela, um refeitório e uma ala hospitalar. Oito presos deram início à reforma em novembro de 2016 e até o momento já fizeram a manutenção de três dormitórios e da capela. A prefeitura de Cerqueira César garante o transporte dos reeducandos até o lar de idosos e todo o processo (transporte e trabalho) é supervisionado por agentes de segurança da SAP.

São serviços de reparo de trincas e mofo, pintura, retirada de reboco deteriorados pelo tempo, lavagem de telhado e limpeza geral. Para o gestor do lar, Francisco Lopes, sem a participação dos reeducandos seria muito difícil a execução dos serviços necessários para reparar todas as avarias dos prédios. “A contratação da mão de obra seria extremamente cara e certamente inviabilizaria a execução das obras. A reforma feita pelos reeducandos contribui, não só com a revitalização do local, mas também com resultados positivos para a cidade, para os idosos, os trabalhadores do asilo e para os próprios presos, pois é uma forma de se reconciliar com a sociedade”.

De acordo com a diretoria da Penitenciária o término das obras no asilo está previsto para março deste ano.

aasassa
Topo