06/01/17 | Sonia Pestana – Coremetro

Sipat 2016

Unidades prisionais promovem semana de prevenção a acidentes

Prevenir é melhor do que remediar. Com isso em mente, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) incentiva a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat), com atividades voltadas à conscientização dos servidores. Para o Centro Regional de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor - Metropolitana (CQVidass), da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário, as ações da Sipat agregam conhecimento sobre saúde, prevenção de acidentes e orientações de segurança nos estabelecimentos penais.

Ações práticas nos CDPs

No período envolvendo os meses de outubro, novembro e dezembro de 2016 as atividades promovidas pela Sipat no sistema prisional incluíram palestras, dinâmicas e treinamentos. Bom exemplo vem do Centro Detenção Provisória (CDP) de Santo André, que promoveu abordagens diferenciadas na edição de 2016, como ergonomia no trabalho de portaria; bioimpedância (análise da composição corporal); alimentação saudável; depressão e estresse; economia doméstica, além de instruções quanto à prevenção e combate a incêndios; suporte básico à vida para leigos; técnicas de uso de algemas; resgate tático e direção defensiva para motociclistas.

Na Sipat do CDP de Mauá, a unidade promoveu discussões sobre o combate ao tabagismo e à prevenção do HIV/Aids. Paralelamente, o público feminino recebeu atenção especial sobre qualidade de vida, estresse, saúde, família e sociedade, passada pelos profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Carlina, em Mauá. Em dias e horários distintos, a Sipat do CDP enfocou ainda, a responsabilidade de portar arma de fogo e a questão do suicídio.

Com a frase “O futuro só chegará se, no presente, a prevenção e a segurança você adotar” o CDP “Éderson Vieira de Jesus”, de Osasco I, promoveu momentos de reflexão sobre câncer de próstata e tabagismo. A exemplo de Mauá, a questão de armamento também esteve na pauta da unidade, focando a segurança do manuseio. A palestra “Pilotagem Defensiva para Motociclistas” certificou os participantes das aulas teóricas e práticas.

Sipat nas Penitenciárias

A Penitenciária “Nilton Silva”, de Franco da Rocha II deu destaque às palestras de temas presentes no dia a dia dos servidores, como doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, aborto, drogas lícitas e prevenção de câncer. Durante a Sipat foram feitos exames de acuidade visual. E no encerramento da ação, os servidores realizaram uma caminhada no entorno da unidade prisional para promover a prática de atividade física e desenvolver hábitos saudáveis.

Já a Sipat da Penitenciária “Mário de Moura e Albuquerque”, de Franco da Rocha I, teve seu ponto alto nas abordagens do Grupo Anti-Sinistro (GAS), baseadas em orientações práticas de atendimento pré-hospitalar, com os servidores que atuam nos pavilhões habitacionais.

A Penitenciária Feminina da Capital promoveu a IV Sipat. Os servidores tiveram oportunidade de assistir à palestras de temas atuais, como Saúde Mental e Bem-estar dos Servidores e Felicidade no Trabalho. Dentre as ações oferecidas, merecem destaque os atendimentos em auriculoterapia, manobras de quick massage, automaquiagem e aulas de zumba.