Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

30/12/16 | Ana Paula Igual - Funap

Parceria da Companhia das Letras com a Funap vence Prêmio IPL – Retratos da Literatura

Reeducandos participantes do programa podem reduzir a pena

O “Programa de Incubação de Clubes de Leitura” recebeu, no dia 15 de dezembro, o Prêmio IPL - Retratos da Literatura, homenageado na categoria Cadeia Produtiva. O trabalho é uma parceria da editora Companhia das Letras com a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), órgão vinculado à Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). A cerimônia ocorreu no Unibes Cultural.

A iniciativa existe dentro das unidades prisionais desde 2015 e hoje está presente em 12 presídios do Estado de São Paulo. Na prática, cada unidade forma um grupo de reeducandos que recebe um prazo de 30 dias para a leitura de uma obra previamente definida. Após a leitura, um monitor da Funap, capacitado pela Companhia das Letras, reúne-se com este grupo para debater o livro, temas relacionados e contextos.

Para completar, o aluno participante tem a oportunidade de remir parte da pena. Depois de ler a obra indicada, deve escrever uma resenha sobre experiência dele com o livro, a qual será submetida à avaliação. A prática está embasada na Lei Federal 12.433, de 29 de junho de 2011. Neste ano, a parceria ofereceu quase três mil atendimentos dentro do sistema prisional paulista e 1.810 mil resenhas foram elaboradas.

Representando a Funap, o superintendente de Educação e Trabalho, José Antonio Gonçalves Leme, subiu ao palco juntamente com os representantes da editora Companhia das Letras, Vanessa Ferrari, Rafaela Deiab e Pedro Schwarcz, para receber o prêmio, onde discursou sobre a importância da leitura para a transformação social do reeducando.

“É preciso reconhecer a importância da educação via pedagogia formal, que a Funap garante dentro Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania, mas também ressaltar que há outras formas de se educar que também impactam diretamente na formação social do cidadão. A leitura é parte fundamental da construção de uma compreensão humanizada do ser, esta é a contribuição dos Clubes de Leitura”, afirma Leme.

A cerimônia contou com a presença do diretor de Atendimento e Promoção Humana (Diaph) da Funap, Fernando Gomes de Moraes, e sua equipe técnica; o superintendente de Qualificação Profissional, Antônio Marcos Hidalgo; e os gerentes regionais, Marli Terezinha Gomes, Graziele Barbosa Lima, João Piauí Oliveira, Milfran Melotti Evangelista, Cesar Ferraresso Lobato, Claudinei Braga, Marcelo Miquelini e Sílvio Luís do Prado.

Sobre o Prêmio

O Prêmio IPL – Retratos da Literatura - é uma iniciativa do Instituto Pró-Livro (IPL), reconhecido por realizar a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. O objetivo do prêmio é homenagear organizações que promovem ações com bons resultados na difusão de livros e leitura.

Nessa primeira edição, foram parabenizados ainda trabalhos nas categorias Organizações Sociais, Mídia e Bibliotecas Públicas. A segunda edição do prêmio, em 2017, já está confirmada novamente com abrangência nacional.

aasassa
Topo