28/12/16 | Ana Paula Igual - Funap

Funap celebra Dia Internacional dos Direitos Humanos na Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto

O evento contou com roda de conversa e espetáculo teatral

Em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) e a Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto promoveram roda de conversa com representantes do legislativo municipal, defesa dos Direitos Humanos e atuação na área social. O evento aconteceu em 10 de dezembro e contou também com apresentação de espetáculo teatral das reeducandas e o apoio do Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Ribeirão Preto (CDHEP).

O encontro foi aberto com a peça de teatro, cujo texto foi escrito por uma das reeducandas que atua como monitora da Funap no Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania: “De olho no futuro”. O tema foi inspirado nos projetos da unidade e foi intitulado como “Superação”.

Após a encenação, os convidados e as reeducandas participaram da roda de conversa em que debateram a importância dos Direitos Humanos, sobretudo, na questão da pessoa em privação de liberdade.

Estiveram presentes a vereadora e presidente interina da Câmara de Ribeirão Preto, Gláucia Berenice (PSDB); representando a diretora da Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto, Juliana Preti Santiago; a diretora do Centro de Trabalho e Educação, Sumaia Miyamoto; o gerente regional da Funap Ribeirão Preto, Silvio Luís do Prado; representando CDHEP, Aparecida de Fátima; a doutoranda em Educação e integrante do Grupo EduCárceres, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Camila Simões; o professor de teatro, Magno Bucci; o cofundador e coordenador de projetos do Instituto Terroá, Daniel Belíssimo; representantes do “Grupo Gratidão” do programa de recuperação de Narcóticos Anônimos de Ribeirão Preto e demais convidados(as): ABD Ambiental, representantes da Igreja Universal, escola vinculadora, assessora parlamentar, professora universitária, estudante universitária e educador musical.

Como gerente regional da Funap Ribeirão Preto, Prado agradeceu o empenho e colaboração dos funcionários e equipes técnicas da unidade prisional e da Funap.