27/12/16 | Caio Daniel – Interlocutor CRN

Trova e poesia no CR Feminino de Araraquara

Reeducandas declamaram poesia junto ao grupo de poetas de São Carlos

Um grupo de artistas voluntários apresentou poesias para as reeducandas do Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de Araraquara. O evento ocorreu em 23 de novembro na ala de convivência da unidade, e foi uma das atividades da Jornada de Cidadania e Empregabilidade. Estudantes da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) declamaram poemas de autoria própria e de autores consagrados como Cecília Meireles, Mário Quintana, Cora Coralina, entre outros. “Apresentamos para as reeducandas alguns poemas criados por mulheres. Nosso objetivo foi mostrar que as mulheres têm valor na sociedade e que elas (reeducandas) também podem criar poesia”, explicou o estudante de Ciências Sociais, Yuri Bataglia.

Após a exibição dos estudantes, as reeducandas tiveram oportunidade de apresentar poemas e canções. Um coral formado por reclusas cantou a música “É preciso saber viver” (composta por Roberto e Erasmo Carlos e gravada também pela banda de rock Titãs). “Ficamos muito emocionadas com tudo. As poesias nos fizeram enxergar que temos sentimentos. Gostamos muito do sarau”, disse uma reeducanda que participava da ação.

Para o estudante de linguística, Pedro Alberto Ribeiro, a experiência de declamar poesias para mulheres que estão no processo de ressocialização foi especial. “Quero agradecer o convite. Foi uma experiência incrível. Enxergava o sistema prisional de outra forma e hoje, conhecendo os trabalhos que são feitos na unidade, saio daqui com uma visão diferente”. “Espero que este encontro seja o primeiro de muitos”, salientou.

A parceria com o grupo de poetas teve o apoio da Fundação “Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), órgão vinculado à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e promete levar para o CR Feminino de Araraquara mais atividades como o sarau. “As reeducandas gostaram muito do sarau. Essa atividade promoveu arte e cultura, que são instrumentos importantes no processo de reintegração delas à sociedade”, disse a diretora da unidade prisional, Jucélia Gonçalves.

Jornada de Cidadania

Projeto da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) da SAP, a Jornada de Cidadania tem como objetivo reunir uma caravana de serviços para reclusos no sistema prisional paulista. São oferecidas aos privados de liberdade ações como regularização de documentos, testes rápidos de saúde, atendimentos com advogados e palestras que preparam os presos para o retorno à sociedade.