Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

26/12/16 | Eliane Borges – Interlocutora Croeste

O encanto do Natal chega aos presídios

Servidores e reeducandos são agraciados com momentos de descontração e confraternização

Neste mês de dezembro, o espírito natalino chegou até as unidades prisionais da região oeste trazendo momentos de alegria e comunhão. As iniciativas voltadas a servidores envolveram culto ecumênico, cafés da manhã e da tarde, almoço especial e festa de confraternização. Para os reeducandos e seus familiares também foram realizadas ações diversas como sessão de fotos e distribuição de brindes, doces, bolos e sucos, realização de concurso artístico relacionado ao tema, confecção de lembrancinhas para visitantes e enfeites para decorar os estabelecimentos.

Juntamente com a proximidade do natal, o Centro de Progressão Penitenciária de Valparaíso comemorou o 15º aniversário da unidade prisional com a realização de um culto ecumênico ministrado em conjunto pelo Padre Arnaldo e Pastor Eliel. Em meio aos enfeites natalinos artesanais, produzidos por reeducandos, os servidores participaram de orações e louvores, saboreando em seguida um café da manhã preparado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Em ação semelhante, a Penitenciária de Andradina ofereceu um café da tarde especial aos funcionários, enquanto os reeducandos participaram de missa de celebração natalina e santa ceia.

A Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste) e as penitenciárias de Flórida Paulista e Tupi Paulista masculina promoveram confraternizações externas ao ambiente de trabalho para selar o final de ano de centenas de funcionários e familiares, ao som de bandas musicais. Na unidade prisional de Marabá Paulista e no Centro de Ressocialização de Presidente Prudente, respectivamente, os servidores se reuniram no próprio estabelecimento para participar de culto ecumênico e almoço especial, na semana de 19 a 23 de dezembro.

Reeducandos relembram a festa cristã

Com o tema Natal Encantado, a Penitenciária Feminina de Tupi Paulista proporcionou, no dia 13 de dezembro, momentos de descontração e muita alegria na Ala de Amamentação. No local, 21 mães privadas de liberdade puderam participar de sessão fotográfica com os seus bebês em frente a um decorado painel natalino confeccionado por elas, além de também saborearem doces, bolos e sucos. Na Penitenciária de Marabá Paulista, os reeducandos confeccionaram cartazes alusivos à época, participando de um concurso artístico pelo qual os três primeiros colocados foram premiados. Além disso, as crianças visitantes foram presenteadas com lembrancinhas providenciadas pela diretoria do Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde.

Nos dias 17 e 18, em meio aos raios enfeitados, a Penitenciária de Osvaldo Cruz celebrou o “Natal dos Reeducandos e seus Familiares”, com ações que visaram a boa convivência e a ressocialização, com entregas de caixas-surpresas às crianças. Além disso foram proporcionados almoço e jantar especiais às famílias. Almoço semelhante foi realizado no Centro de Ressocialização de Presidente Prudente para os reeducandos e visitantes, com direito a entrega de brindes contendo guloseimas, em ambiente decorado com a ajuda de funcionários e da oficina de artesanato da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap).

aasassa
Topo