21/12/16 | Renato Venturini - CRC

CDP de Jundiaí realiza formatura do PET e certifica reeducandos concluintes dos cursos de Elétrica e Hidráulica

Ação é comemorada com cerimônia solene e presença da mídia

Comemorar uma importante etapa vencida na luta em favor da ressocialização das pessoas privadas de liberdade e servir de estímulo para que mais presos estudem foram os objetivos da formatura dos reeducandos concluintes dos 10 módulos do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania (PET) e dos cursos de Elétrica e Hidráulica.

O evento aconteceu no dia 09 de dezembro, no pavilhão II do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Jundiaí. A ação é resultado da parceria firmada com a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) e contou com a presença do diretor geral, Alexandre Apolinário de Oliveira; João Alexandre de Souza Filho, diretor do Centro de Segurança e Disciplina; Nara Aparecida de Oliveira Brandão, supervisora técnica; César Ferraresso Lobato, gerente regional da Funap de Campinas; Larissa Rodrigues da Silva, coordenadora de projetos da Funap de Campinas; Joana D’arc Silva Rodrigues, professora da escola vinculadora “E.E. Adib Miguel Haddad” e dos servidores do estabelecimento prisional.

Para Oliveira, a cerimônia vai além de um ato simbólico. “O cerimonial de entrega não é apenas para finalizar uma etapa educacional, mas faz com que os presos se sintam valorizados pelas conquistas para, cada vez mais, buscarem aprimoramento cultural”, explica.

Para que a formatura e a certificação se tornassem realidade, o CDP de Jundiaí teve a colaboração de parceiros. A Prefeitura Municipal de Jundiaí, por exemplo, emprestou as bandeiras nacional, estadual e municipal; o Lions Clube Jundiaí Norte apoiou a organização da formatura por meio da empresa Asmontec de Vinhedo, com a locação de cadeiras plásticas; a empresa de alimentação CBR forneceu o café da manhã e as toalhas para compor a mesa de honra do cerimonial; a empresa ArtFinal Formaturas e Eventos de Jundiaí, disponibilizou as becas para a cerimônia, e a Funap Regional Campinas imprimiu os diplomas e certificados.

Na ocasião foram diplomados 16 reeducandos, que concluíram os dez módulos do PET. Eles fizeram parte dos Cursos de Elétrica e Hidráulica. Inicialmente seriam certificados 46 presos, mas, devido a remoções e alvarás, esse número baixou.

O evento contou com a equipe de reportagem do portal de notícias “tudo.com.vc” de Jundiaí, com autorização da SAP para divulgar a formatura.

Para 2017, o CDP de Jundiaí já tem programado novas turmas para o PET e também para o ciclo I do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA), cuja principal função é a alfabetização de mais reeducandos.