21/12/16 | Kelma Jucá – Interlocutora Corevali

CDP de Taubaté realiza quase 2 mil atendimentos para resgatar cidadania de detentos

Coro de presos, peça teatral escrita por detentos e casamento coletivo são destaques da Jornada de Cidadania e Empregabilidade

Em posição de sentido e com a mão no peito, as vozes em coro de 209 detentos reverberaram o Hino Nacional em um dos raios habitacionais do Centro de Detenção Provisória (CDP) “Dr. Félix Nobre de Campos” de Taubaté, da Coordenadoria das Unidades Prisionais do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali). A cena marcou a Jornada de Cidadania e Empregabilidade da unidade.

As jornadas são fruto de ação da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, com o fim de levar, para dentro do ambiente prisional, mutirão de ações nas áreas da saúde, da cidadania e jurídica, propiciando ferramentas de ressocialização aos presos.

O evento tem como enfoque principal o resgate da cidadania de pessoas privadas de liberdade. A jornada no CDP contou, na abertura da cerimônia, com a participação da banda do Comando de Aviação do Exército Brasileiro (Cavex). De forma inédita, cerca de 40 militares tocaram o Hino da SAP para convidados, entre autoridades, servidores e presos da unidade.

A reflexão pelo teatro

Atividades com enfoque cultural também fizeram parte do programa. Sete detentos fizeram encenação teatral sobre o processo de ressocialização de egressos do sistema prisional. A peça foi dividida em sete atos sobre diversos temas, como ponto de tráfico, abordagem policial, diferença entre presídios sem oportunidade e com oportunidade e a sonhada liberdade como perspectiva de vida.

Em 45 minutos, os presos apresentaram peça escrita por eles mesmos. “O sistema nos feriu drasticamente e a sociedade nos baniu. A dor que sofremos poderia nos destruir ou nos construir. Atormentados, saímos sem endereço. Mas com as oportunidades oferecidas, enquanto presos, encontramos o endereço dentro de nós mesmos”, dizia parte da mensagem lida pelo narrador do teatro.

No período da tarde, uma apresentação de jogral e rap trouxe música ao CDP, com a atuação e interpretação de três detentos.

Ressocialização pelo laço familiar

Juliano e Fernanda, Bruce e Daiane, Miguel e Mariana, Alisson e Glaucia e Mark e Rute uniram-se em uma celebração de casamento coletivo, evento que fechou o dia no CDP de Taubaté. Cinco detentos disseram “sim” para suas respectivas companheiras e formalizaram a união civil e religiosa, quando um pastor abençoou individualmente cada casal.

“Este é um sonho de longo tempo. Não achei que fosse realizá-lo aqui, mas o importante é fortalecer o nosso amor de quase oito anos”, disse Juliano, 34 anos, ao lado da esposa Fernanda, 28, e da filha Isabela, de 4 anos.

Para o diretor do CDP de Taubaté, Claudio José do Nascimento Brás, o evento é uma oportunidade para mostrar que, embora as unidades prisionais sejam vistas como depósito de pessoas, existem na realizada muitas iniciativas com o propósito de resgatar o ser humano encarcerado, dando dignidade e devolvendo a cidadania perdida. “A Jornada da Cidadania e Empregabilidade vem ratificar todo o trabalho que temos desenvolvido na unidade, como se fosse uma celebração de fechamento do ano, uma demonstração do trabalho em equipe, da intenção de todos os servidores deste Centro de Detenção em tornar mais digna ao homem preso a espera por uma sentença ou absolvição, além de ser uma oportunidade de darmos visibilidade à sociedade do que existe atrás das grades”, disse e completa. “É essencial que a sociedade também dê oportunidade, pois este indivíduo retorna para a vida em comunidade após o cumprimento de sua pena”.

Números da Jornada do CDP de Taubaté

Emissão de CPF – 406