Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

15/12/16 | Kelma Jucá – Interlocutora Corevali

O mês de novembro foi azul na Corevali e unidades prisionais

Campanha Novembro Azul deu cor e promoveu a conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata para servidores

Agora foi a vez dos homens. Durante o mês de novembro, os servidores da sede da Coordenadoria Regional do Vale do Paraíba e litoral (Corevali) e das unidades prisionais participaram da campanha Novembro Azul. O objetivo foi enfatizar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Para marcar o mês, o Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) promoveu no dia 30 um check-up para os funcionários da Coordenadoria e de unidades vizinhas. Foram feitos testes clínicos rápidos, como coleta de sangue, aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar e de altura e massa corporal. Especialmente para os homens também foi oferecido o exame de Antígeno Prostático Específico (PSA), capaz de identificar o aumento da produção de uma determinada proteína pela próstata e que pode indicar o indício de câncer na região. A avaliação é necessária para que os servidores possam cuidar da saúde, com ênfase ao homem.

Tudo azul

As unidades também aderiram à ação a partir do trabalho das Cipas locais. No período da manhã do dia 24, os servidores do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caraguatatuba participaram de uma palestra sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata, ministrada por um médico especialista.

Vestidos de azul, os servidores da Penitenciária II de São Vicente, no dia 30, tiveram um expediente especial, repleto de atividades, dinâmica de grupo, café da manhã e palestra. Tudo foi organizado para reforçar a importância da campanha e da prevenção ao câncer de próstata. Na Penitenciária II de Tremembé, os funcionários usaram laço azul na roupa para lembrar a luta contra a doença.

No dia 24, os servidores do CDP de Suzano aprenderam mais sobre o tema de forma dinâmica. Por meio de um Quiz, foi possível se divertir num jogo de perguntas e respostas. Para registrar o momento, os servidores ainda posaram para fotos com um bigode, símbolo da campanha.

Foram exibidos alguns vídeos para os servidores da Penitenciaria II de Potim, nos dias 29 e 30, sobre câncer de próstata e saúde do homem. A ideia dos organizadores foi atender ao maior número de funcionários da unidade. Além disso, foram distribuídos materiais ilustrativos e informativos.

Os servidores da Penitenciária I de Potim, no período da tarde do dia 11, participaram de uma palestra com um médico urologista. Na data, os funcionários puderam esclarecer dúvidas e para encerrar o dia, foi oferecido um café aos envolvidos. Já na Penitenciária Feminina II de Tremembé, foi realizada coleta de sangue – e para os homens, especificamente, foi feito o exame de PSA.

Para a diretora do CQVidass da Corevali, Patrícia Juliana de Santana Damaceno, a atuação das Cipas nas unidades prisionais é importante para a realização de ações de saúde para os servidores e assim promover a conscientização que o tema merece. “Estamos realmente satisfeitos com os trabalhos voltados para a Campanha Novembro Azul, promovidos pelo CQVidass em conjunto com as Cipas e servidores. A Campanha, que tem como tema a detecção precoce e a prevenção do câncer de próstata, enfatiza a necessidade periódica dos cuidados com a saúde. Durante o mês, foram realizadas atividades com o propósito de interferir positivamente na saúde de nossos servidores”, explica.

Saiba mais: câncer de próstata

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) no Brasil, a próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

aasassa
Topo