14/12/11 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

Encontro de familiares no HCTP II de Franco da Rocha

Segunda edição do encontro recebeu cerca de 50 pessoas

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Familiares assistem à palestra realizada no encontro

O Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP II) de Franco da Rocha promoveu, em 22/10, o II Encontro de Familiares, com o intuito de fortalecer os laços entre família e instituição, visando a reinserção social dos pacientes na comunidade e o acesso amplo e irrestrito à rede pública de saúde e aos programas sociais oferecidos pelo município. O evento contou com a participação de 30 famílias, que somavam cerca de 50 pessoas.

Os familiares foram recebidos no hospital às 9h com um café da manhã especial. Posteriormente participaram de uma dinâmica chamada “Vivência de integração”, focada na sensibilização e integração entre os convidados e a equipe do HCTP, em que se constatou uma significativa mobilização afetiva por parte da maioria dos presentes.

Foram realizadas também duas palestras, sendo a primeira sobre o projeto de desinternação progressiva e as redes de assistência externa, que objetivam promover um amplo trabalho terapêutico com os pacientes, para que sejam inseridos gradativamente na sociedade e na comunidade de origem.

Os familiares foram informados sobre atividades laborativas, educacionais e culturais e lembrados sobre a importância da equipe capacitada de profissionais e das redes de serviço da região, que auxiliam os pacientes nessa desinternação.

A segunda palestra abordou a reforma psiquiátrica e a readaptação sociofamiliar, ressaltando a importância de ambulatórios de saúde mental e do apoio familiar, durante e após a desinternação.

Um plantão de dúvidas foi realizado ao final da palestra, no qual profissionais das áreas de serviço social, psicologia, farmácia, enfermagem, segurança, jurídico e a diretoria geral puderam esclarecer as questões trazidas pelos familiares.