15/12/16 | Kelma Jucá – Interlocutora Corevali

CPP de Tremembé realiza segunda edição da Jornada de Cidadania e Empregabilidade

Modelo adotado nas unidades prisionais do estado segue padrão lançado pelo CPP, cujo pilar se baseia em atividades voltadas à cidadania, jurídico e saúde

Em novembro, o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Edgard Magalhães Noronha” de Tremembé foi sede da Jornada de Cidadania e Empregabilidade pela segunda vez. A unidade prisional inaugurou, em junho do ano passado, a série de edições do evento em todo o estado de São Paulo.

A linha mestra das Jornadas, que durante o ano ganharam espaço em unidades da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), teve como inspiração e modelo a primeira edição realizada em Tremembé. A ideia central do programa é dar visibilidade e confirmar as parcerias firmadas pelas unidades prisionais em um dia de atividades de cidadania, jurídica e de saúde voltadas para os reeducandos.

Dentre as ações, destacam-se a emissão e a regularização de documentos, palestras com enfoque na cidadania e exames clínicos de saúde. Promovido por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e do Grupo Regional de Trabalho e Educação (Grate), o mutirão de benefícios dá suporte ao processo de ressocialização de presos.

O evento

Em 10 de novembro, mais de 3 mil atendimentos foram prestados nas áreas da saúde, da cidadania e jurídica. Foram emitidos 983 documentos civis, como registros gerais (RGs), carteiras de trabalho, cadastros de pessoas físicas (CPFs) e certidões de nascimento.

Nas palestras e atendimentos jurídicos, participaram mais de 900 reeducandos. Os presos puderam aprender conceitos relevantes sobre direitos e deveres de um cidadão, além de atualizar-se a respeito da própria situação processual. Informações sobre higiene pessoal, saúde bucal, prevenção de câncer de boca, empregabilidade, entre outras também foram repassadas.

Na área da saúde, o CPP totalizou quase 1.200 atendimentos executados pela equipe de enfermagem da unidade, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia e de colesterol, além de testes de HIV e sífilis.

Com o trabalho voluntário dos médicos Narcizo Cesar Ribeiro e Valdir Souza, 120 reeducandos passaram por consultas oftalmológicas. A unidade contou com exposição de armações de óculos inclusive para que os presos pudessem escolher a mais ideal para o seu tipo de rosto e adquiri-la por meio de pecúlio.

A cultura também ganhou espaço. Houve exposição de artesanatos confeccionados pelos próprios reeducandos e, na abertura da cerimônia, uma banda formada por presos da unidade abriu os trabalhos com músicas do repertório da MPB.

“Para que a Jornada dê certo, contamos com o apoio de instituições políticas, judiciárias, religiosas, privadas e sociais. Esse é um trabalho extremamente importante, visto que dá representatividade ao reeducando ao mesmo tempo que fortalece as práticas de reintegração social, resultando no desenvolvimento da cidadania e da resiliência. Porém sabemos que essas mesmas ações são demonstrações de uma pequena amostra do nosso cotidiano no âmbito prisional, com exceção de algumas especialidades médicas. As estratégias para desenvolver a autonomia na pessoa presa não podem parar. É por esse motivo que trabalhamos constantemente”, fala o diretor geral do CPP, Silvio Ferreira de Camargo Leite.

Números da Jornada do CPP de Tremembé

Emissão de CPF – 427