Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

14/12/16 | Caio Daniel – Interlocutor CRN

Novembro Azul: Todos em prol da saúde do homem

Servidores de unidades prisionais da CRN se vestiram de azul para lembra o combate ao câncer de próstata

Assim como o Outubro Rosa, que serve para lembrar os cuidados que devem ser tomados com a saúde feminina, o Novembro Azul é o mês escolhido para a conscientização da saúde do homem. Neste período, organizações públicas e privadas de todo mundo se unem numa única causa: combater o câncer de próstata. O diagnóstico precoce da doença reduz consideravelmente as chances de sua evolução, por isso é importante que homens conheçam as formas de prevenção e informações sobre os exames que detectam o problema.

Os servidores que trabalham em unidades prisionais vinculadas à Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) participaram de ações para o combate ao câncer de próstata, como palestras, fixação de cartazes nos setores administrativos e o uso de camisetas e lacinhos azuis. Profissionais da saúde realizaram nos funcionários exames de pressão arterial, aferição de peso, testes Antígeno Prostático Específico (PSA) e glicêmicos.

Organizadas pelas comissões internas de prevenção de acidentes (Cipas) das unidades penais da CRN, as atividades apresentaram ações para conscientização da importância dos exames tradicionais do câncer de próstata que são o toque retal e o teste PSA. Apesar de paradigmas criados ao redor do exame retal, ele é o mais recomendado para detectar o câncer, pois permite que o médico analise a estrutura da próstata.

Algumas medidas simples também podem ser tomadas para prevenir a doença, como a ingestão de uma alimentação saudável. Uma dieta rica em vegetais, como frutas, legumes e cereais, e pobre em gordura animal pode ajudar a combater essa e outras doenças. Também é recomendada a realização de atividades físicas, não fumar e evitar o consumo de álcool.

Para mais informações sobre Novembro Azul e Câncer de Próstata, entre em contato com o Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da CRN pelo telefone: 14 – 3584 4450, ramal 2042.

aasassa
Topo