Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

12/12/16 | Solange Ferreira – Interlocutora CRC

De olho em um futuro promissor

Programa Time do Emprego leva aprimoramento profissional para reeducandos da Penitenciária de Piracicaba

A direção de Reintegração Social da Penitenciária de Piracicaba, em parceria com a Secretaria de Trabalho e Renda (Semtre) do município, não mediu esforços para preparar sentenciados da unidade prisional com objetivo de recolocá-los no mercado de trabalho.

O programa, cuja duração foi de uma semana, teve início, em 28 de novembro, e como principal alvo os reeducandos prestes a serem beneficiados com a progressão de regime. Inicialmente foram favorecidos 15 inscritos.

A penitenciária disponibilizou o espaço da escola para os encontros. O suporte com a segurança e organização ficou por conta das diretorias de Segurança e Disciplina e do Trabalho e Educação da unidade. Já a Semtre viabilizou os facilitadores e todo o material utilizado. O programa foi elaborado com 10 temas e adaptado para ser realizado em cinco encontros com os reeducandos.

De acordo com o secretário municipal da Semtre, Carlos Alberto Lordello Beltrame “o Programa Time do Emprego teve como principal finalidade auxiliar os participantes no reconhecimento das suas habilidades, interesses e valores”. Os sentenciados também receberam orientações para elaboração do currículo, preparação para entrevistas, apresentação do mercado de trabalho e técnicas de procura de emprego.

Para o diretor da unidade prisional, Élcio José Bonsaglia “tais iniciativas aumentam as chances de uma reinserção social com sucesso. Os reeducandos do regime semiaberto estão galgando a tão sonhada liberdade ao ampliar as chances de recolocação no mercado de trabalho. Aumentamos também os números da não reincidência ao crime”. Vale ressaltar que todos os sentenciados participantes do Programa Time do Emprego receberão certificados ao terminarem o curso.

aasassa
Topo