Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

07/12/16 | Eliane Borges – Interlocutora Croeste

Sentenciados de Mirandópolis realizam testes rápidos de DST’s

Desde outubro, foram feitos 300 testes para detectar HIV, Sífilis e Hepatites

A Penitenciária “Nestor Canoa” de Mirandópolis está realizando testes rápidos para detecção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) como HIV, sífilis e hepatites virais nos sentenciados do anexo semiaberto. A ação é feita diariamente por servidores da área de saúde da unidade prisional e seguirá até dezembro, mês em que é celebrada mundialmente a luta contra a Aids.

O Teste Rápido é uma tecnologia disponibilizada pelo Ministério da Saúde. Em caso de resultado positivo, o sentenciado é encaminhado para atendimento médico com infectologista na própria unidade, onde é avaliado com a possibilidade de exame diagnóstico secundário. Desta forma, ganha-se eficiência no tratamento, já que o próprio estabelecimento tem competência para fazer o primeiro exame, reduzindo custos com transporte e armazenamento de amostras.

O diretor geral da penitenciária, Ricardo José Marconato, pondera que a população carcerária é um grupo vulnerável a algumas doenças infectocontagiosas. Por isso, a promoção da atenção à saúde dos detentos é muito importante para a garantia da cidadania e dos direitos humanos. “Com a realização dos testes rápidos é possível providenciar o tratamento adequado, além de evitar que outras pessoas sejam contaminadas”, afirma o diretor.

Desde outubro, já foram realizados 300 testes e o tratamento, quando necessário, é fornecido pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) na própria unidade prisional, salvo em casos mais graves, em que o sentenciado é encaminhado ao Hospital Estadual de Mirandópolis. Os trabalhos seguirão até dezembro, embora a ideia seja repetir a ação anualmente.

aasassa
Topo