Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

07/12/16 | Caio Daniel – Interlocutor CRN

Reeducandos são crismados em celebrações católicas

Pastoral Carcerária realiza missas e crismas em unidades da CRN para celebrar o Ano da Misericórdia

Para celebrar o Ano da Misericórdia, a Pastoral Carcerária realizou, nos meses de outubro e novembro, missas e crismas em unidades prisionais da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN). O período instituído pelo Papa Francisco tem o intuito de convidar os cristãos católicos a olhar o próximo sem julgar e condenar, com amor e perdão. Bispos das Dioceses de Lins, São Carlos e Ribeirão Preto presidiram as celebrações.

O Centro de Ressocialização (CR) Masculino de Araraquara recebeu a visita do bispo diocesano de São Carlos, Paulo Cesar Costa, que crismou seis reeducandos na unidade. De acordo com a tradição católica, a crisma significa confirmação e é o sacramento pelo qual, segundo a Igreja Católica, o batizado é fortalecido com o dom do Espírito Santo. O bispo abençoou o grupo de reeducandos participantes da celebração na ala de convivência do CR.

Nas Penitenciárias “Ten. PM. José Alfredo Cintra Borin” de Reginópolis, “Gilmar Monteiro de Souza” e “Rodrigo dos Santos Freitas” de Balbinos, ocorreram missas celebradas pelo bispo da Diocese de Lins, Francisco Carlos, acompanhado de sua equipe. O encontro reuniu, nas três penitenciárias, cerca de 180 reeducandos, que receberam palavras de arrependimento e renovação de fé. “Saio dessa celebração mais leve e consciente de meus erros, com um desejo de trilhar um novo caminho, seguindo os passos de Jesus”, disse o reeducando W. L. N., de 21 anos.

Para o bispo Carlos, a pastoral carcerária deve ampliar seu olhar na perspectiva de perceber todos os sujeitos envolvidos no ambiente prisional: presos, funcionários e diretores. “Gostaria de afirmar minha gratidão a todos que favorecem nosso trabalho dentro da penitenciária. Nosso objetivo é contribuir com o trabalho de vocês”, expressou o sacerdote.

Confissão de pecados

Na Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto, além da celebração eucarística, as reeducandas participaram da confissão de pecados e receberam a absolvição sacerdotal. O ato tem como finalidade incentivar a autocompreensão e a reparação dos erros, além de gerar bons pensamentos e mudança de comportamento.

Religião na ressocialização

Cultos e missas são celebrados frequentemente em unidades prisionais vinculadas à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). A evangelização tem como objetivo reintegrar pessoas ao seio da sociedade, as quais encontram na religião a escolha para um futuro diferente.

aasassa
Topo