Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

01/12/16 | Caio Daniel – Interlocutor CRN

Presas da Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto aprendem a trabalhar em buffet

O curso é oferecido por profissionais da área e capacitam reeducandas para os trabalhos de copeira, garçonete e empregada doméstica

Um grupo de sete reeducandas ajudou na organização da mesa do coffe break, servido após a solenidade da Jornada de Cidadania e Empregabilidade, ocorrida em setembro, na Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto. As alunas — supervisionadas por instrutoras e agentes de segurança — ajudaram a servir os convidados e a fazer a reposição de aperitivos, sucos e refrigerantes. Elas participaram de curso oferecido por profissionais da área de eventos corporativos. As voluntárias ensinaram as reeducandas trabalho de copeira, garçonete e empregada doméstica. O treinamento disponibiliza certificado e já formou aproximadamente 60 mulheres.

De acordo com uma das voluntárias, Fatima Morise, o curso tem como objetivo resgatar a identidade pessoal das reeducandas, proporcionando, por meio de uma nova profissão, um futuro diferente. “Sou voluntária aqui, na Penitenciária Feminina, há quase dois anos e amo o que faço. O amor me motiva a estar aqui. Quero ensinar essas mulheres o que sei fazer de melhor. Esse é o meu trabalho e fico feliz em compartilhar meu conhecimento”, completou Fatima.

Para uma das alunas, o curso foi essencial: “Aprendi a servir alimentação, seguindo regras de etiqueta, e agora posso trabalhar em buffets ou restaurantes”. A reeducanda afirma que, com os novos conhecimentos, será mais fácil obter emprego quando estiver em liberdade. “Nunca tinha trabalhado como copeira. Vejo oportunidade para conseguir emprego e garantir uma vida nova quando sair daqui”, disse a presa.

Uma das participante do curso recebeu certificado durante a cerimônia solene da Jornada de Cidadania. Ela representou as reeducandas que participaram do treinamento neste semestre. O projeto voluntário, somado às ações de reintegração social já desenvolvidas pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), facilita o retorno das pessoas privadas de liberdade ao seio da sociedade.

aasassa
Topo