Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

01/12/16 | Eliane Borges – Interlocutora Croeste

CQVidass-Oeste promove III Encontro de Saúde e Qualidade de Vida “Reino das Cores”

Palestra sobre saúde, trabalho e motivação, certificação e show de mágica fizeram parte do evento que precede 10º Intercipas da região

Servidores das unidades prisionais da região oeste tiveram um dia descontraído em meio ao ambiente natural da Cidade da Criança em Presidente Prudente. A atividade, voltada aos membros das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas), aconteceu em 19 de outubro, durante o III Encontro de Saúde e Qualidade de Vida “Reino das Cores”, considerado lançamento do 10º Intercipas, previsto para ocorrer em maio de 2017.

Em meio à natureza foi possível aprender sobre bem-estar. A Cidade da Criança foi o local escolhido pelo Centro Regional de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass-oeste) para o encontro das 8h às 17h. Na ocasião, compareceram pelo menos três servidores de cada unidade prisional, que também receberam certificados pela constituição da respectiva Cipa e por implantar legalmente as normas regulamentadoras vigentes. “Esse encontro tem como proposta a exposição e promoção de diversas áreas da saúde e da qualidade de vida, buscando a motivação dos servidores cipeiros para o trabalho, o que refletirá em toda a regional”, conta a diretora CQVidass-oeste, Fabiana Minzoni Rocha.

Na chegada ao observatório do local, os convidados foram recepcionados com uma mesa de café da manhã e por duas servidoras do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) para medição de pressão arterial e teste de glicemia capilar. Em seguida, o público acomodou-se para assistir a palestra “A Saúde e o Trabalho”, com o médico do trabalho, Koshiro Otani. Logo depois, a descontração invadiu o ambiente com a chegada do mágico cabo da polícia militar, Adriano Chaves, com o número “A mágica do Trabalho”, com direito a fogo, pombas e muitas risadas. Por fim, a psicóloga especialista em psicologia organizacional e do trabalho, Mariana Graci Rodela, encerrou o evento com uma reflexão motivacional.

Um verdadeiro arco-íris

A explicação sobre vivência “Reino das Cores” foi apresentada com musicalidade pela psicóloga da Penitenciária de Marabá Paulista, Luciana Pereira de Paula. Ela também organizou os cipeiros (cerca de 40) em seis equipes, cada qual representada por uma cor. Uma a uma, cada tonalidade se dirigiu ao palco para dançar e cantar ao som de hit popular ou música infantil e, ao final, pronunciar o grito de guerra.

A atividade teve o objetivo de propiciar reflexão sobre o trabalho em equipe e resultados comuns e do entendimento de que, mesmo separados por cores, o espírito de colaboração, trocas de experiências, respeito, ética e profissionalismo são ações universais que fortalecem a instituição Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). “É uma maneira de mostrar que a divisão de equipes, por cores durante o Intercipas, nada mais será do que uma forma divertida de criar um espaço de compartilhamento de práticas saudáveis dentro dos ambientes prisionais e promover o inter-relacionamento dos servidores por meio de gincanas, palestras, workshops, entre outras atividades”, explicou o representante do Grupo de Acolhimento da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste), Alessandro Rampasso.

Formação das equipes do Intercipas:

• Laranja: Penitenciárias de Andradina, Tupi Paulista Masculino e Feminino, Dracena, Junqueirópolis, Irapuru.
• Azul: Penitenciárias de Mirandópolis (II), Lavínia (I, II e III), Valparaíso e Centro de Progressão Penitenciária de Valparaíso.
• Roxo: Penitenciárias de Presidente Venceslau (I e II), Croeste, Marabá Paulista, Presidente Bernardes, Centro de Detenção Provisória de Caiuá e Centro de Readaptação de Presidente Bernardes.
• Amarela: Penitenciárias de Assis, Paraguaçu Paulista, Florínea, Martinópolis, Presidente Prudente e Centro de Ressocialização de Presidente Prudente.
• Verde: Penitenciárias de Osvaldo Cruz, Lucélia, Flórida Paulista, Pracinha, Pacaembu e Centro de Progressão Penitenciária de Pacaembu.
• Vermelha: Penitenciária de Riolândia, Centros de Ressocialização de Araçatuba e Birigui, Centros de Detenção Provisória de Riolândia e São José do Rio Preto.

aasassa
Topo