Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

30/11/16 | Caio Daniel – Interlocutor CRN

CRN conquista 1º e 2º lugares em Concurso de HQ

Cartazes de reeducandos das Penitenciárias I e II de Balbinos ficaram entre os primeiros colocados no concurso “Vencendo a Tuberculose”

Reeducandos das Penitenciárias “Rodrigo dos Santos Freitas” I e “Gilmar Monteiro de Souza” II de Balbinos conquistaram 1º e 2º lugares, respectivamente, em um concurso de histórias em quadrinhos (HQ), promovido pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). O “Vencendo a Tuberculose” foi aberto a toda população carcerária e teve como objetivo estimular a criatividade dos internos para a criação de histórias no formato HQ. A atividade ajudou a promover as formas de prevenção, transmissão e sintomas da doença entre os reeducandos.

Aproximadamente 2.600 trabalhos de todas as unidades prisionais da SAP foram inscritos na competição. Desses, cinco cartazes de cada coordenadoria foram selecionados para serem julgados pela banca no Fórum de Tuberculose, ocorrido em 20 de setembro, na capital paulista. A comissão julgadora foi composta por membros da SAP e Secretaria de Estado de Saúde (SES) e exigiu cinco requisitos básicos para a escolha dos vencedores: título, conteúdo, criatividade, originalidade e qualidade de desenho.

Duas unidades prisionais vinculadas à Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) conquistaram ouro e prata no concurso. A Penitenciária “Rodrigo dos Santos Freitas” (PI de Balbinos) ficou como primeira colocada com o cartaz “Combatendo a Tuberculose”. Já a Penitenciária “Gilmar Monteiro de Souza” (PII de Balbinos) conquistou o segundo lugar da competição com o cartaz intitulado “Tuberculose: fantasma das prisões”. O 3º lugar ficou para o Centro de Ressocialização (CR) de Bragança Paulista, com a peça nomeada“Livre estou”.

Para a diretora do Centro Regional de Atendimento à Saúde da População Prisional (CRASPP) da CRN, Maria Laura Volpato, ações desse tipo ajudam na conscientização tanto dos reeducandos quanto dos servidores. “Todos os anos as unidades participam das campanhas desenvolvidas pela Secretaria da Saúde, mas, neste ano, queríamos que a população privada de liberdade tivesse uma participação mais ativa. Com esse concurso pudemos ver que o envolvimento de várias áreas mobilizou toda a unidade, desde a administração até a segurança, o que gerou um bom compartilhamento das formas de prevenção da doença”, disse a diretora.

Um dos criadores do cartaz campeão, o reeducando E. R. S. R., sentiu-se gratificado pela vitória: “Conquistar o primeiro lugar no concurso foi muito importante para mim, pois, por meio do cartaz, podemos alertar as pessoas a respeito dessa doença silenciosa que é a tuberculose”.

Os reeducandos vencedores receberão medalhas e camisetas comemorativas do concurso, que serão entregues por servidores da SAP.

aasassa
Topo