Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

28/11/16 | Sonia Pestana – Coremetro

Ação antiestresse é oferecida na base do Grupo de Intervenção Rápida da SAP

Integrantes do GIR-4, da Coremetro, tiveram momentos de relaxamento promovidos por alunos de Massoterapia do Senac Aclimação

Integrantes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR-4), da base de Santana, em São Paulo, experimentaram os tratamentos de shiatsu e do-in no combate ao estresse. Com a autorização da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), a direção do GIR-4, da Coordenadoria de Unidade Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), deu mostras do cuidado com os membros da equipe de contenção.

De acordo com o comandante do GIR-4, Saulo dos Santos Matos, a ação teve início com a troca de informações entre a agente de segurança penitenciária (ASP), Marli Ferreira, e a estudante de massoterapia do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac) Aclimação, Neide Costa, sobre o nível de estresse que a equipe desses servidores sofre no dia a dia. Com base nessa realidade, foi feito um estudo para viabilizar a aplicação do projeto de promoção à saúde, válido para a conclusão do curso da instituição de ensino.

Com o objetivo de atender aos 50 integrantes do GIR-4, foram reservados os dias 19 de setembro e 14 de outubro para a massagem antiestresse. Os resultados surpreenderam a todos e ao final das demonstrações foram sorteadas algumas massagens corporais.

Shiatsu e Do-in

Tanto o shiatsu como o do-in são técnicas de massoterapia utilizadas há muitos anos pelos orientais. O shiatsu, por exemplo, tem origem japonesa e consiste na pressão em pontos específicos do corpo do paciente utilizando dedos, cotovelos, joelhos ou mãos. Já o do-in é uma técnica chinesa que utiliza os pontos dos meridianos energéticos do corpo humano por meio da acupressura. Ambas as técnicas são curativas, preventivas e podem ser praticadas todos os dias.

aasassa
Topo