24/11/16 | - Assessoria de Imprensa - SAP

Cultura marca Jornada de Cidadania e Empregabilidade da Penitenciária II de Tremembé

Cerca de 1.200 atividades foram desenvolvidas, dentre as quais se destacam a peça teatral inspirada em obra de Shakespeare e a demonstração de restauração de livros antigos

A cultura foi a protagonista na primeira edição da Jornada de Cidadania e Empregabilidade da Penitenciária II “Dr. José Augusto César Salgado” de Tremembé. Centrada nos eixos cultural, jurídico, da cidadania e da saúde, os destaques do evento foram peça teatral e exposição de restauração de livros antigos. Os laços afetivos entre presos e familiares também foram reforçados por meio da celebração de casamento coletivo.

Organizada pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), em parceria com o Grupo Regional de Trabalho e Educação (Grate) da Coordenadoria das Unidades Prisionais do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali), a Jornada aconteceu no dia 27 de setembro.

Na data, foram regularizados mais de 500 documentos de presos, prestados 110 atendimentos jurídicos e cerca de 200 atendimentos na área da saúde, inclusive consultas oftalmológicas. Também teve a participação de 330 reeducandos em palestras e oficinas temáticas.

A hora do sim

No período da tarde, houve uma cerimônia religiosa para selar a união de cinco casais no espaço ecumênico da penitenciária. Ao som da Marcha Nupcial, tocada por uma banda formada por sete reeducandos, os casais entraram no salão. O pastor da celebração deu a bênção individualmente e os casais disseram ter ficado emocionados. “O meu ‘sim’ hoje é para mostrar ao meu amor e à sociedade que meu sentimento é sincero e para sempre”, disse um dos noivos, de 30 anos.

Ênfase na cultura

Uma adaptação da peça “A Megera Domada”, de William Shakespeare, prendeu a atenção dos espectadores durante os 45 minutos de apresentação. A representação do sotaque italiano pelos atores arrancou risadas e elogios do público.

Ao todo, 14 reeducandos de 19 a 68 anos participaram da peça, a qual contou com referências do sistema prisional e duas semanas de ensaios diários. “Subir no palco, dá um frio na barriga. Mas é uma forma de mostrar que estamos dispostos a nos ressocializar”, disse um dos sentenciados de 33 anos.

A exposição de antigos livros restaurados foi fruto do trabalho de um dos reeducandos de 46 anos, o qual se dedica ao ofício desde fevereiro deste ano. No período, já foram restauradas 184 obras. O que antes era hobby tornou-se atividade na penitenciária. O sentenciado fala com orgulho sobre o expediente. “É uma sensação de vitória. A cultura e a história precisam ser preservadas e deixadas para as gerações futuras”.

Em uma sala reservada para a exposição, era possível conhecer os instrumentos usados no trabalho e o processo de restauração das obras literárias. Na ocasião, puderam ser apreciadas, por exemplo, um Victor Hugo, de 1864, e um Eça de Queiroz, de 1938. Todas as obras são do acervo da biblioteca da unidade.

Para o diretor da Penitenciária, Antônio Donizeti Cardoso, a jornada teve grande relevância, dada a versatilidade das ações do dia. “Em um único evento foi possível prestar diversos serviços que já são desenvolvidos no nosso cotidiano, mas às vezes passam despercebidos por serem atividades e atribuições legais, como ações de saúde, emissão de documentos, atividades ligadas à cultura (música e teatro), oficinas de trabalho, assistência jurídica, além de palestras. O evento serviu ainda para apresentar aos visitantes essa penitenciária em dia especial e integralmente dedicado à população carcerária. A intenção é que os presos se sensibilizem acerca da existência de um Estado disposto a contribuir no processo de tomada de consciência, especialmente, sobre um futuro além das grades”.

Números da Jornada

Cadastros de Pessoa Física (CPF) – 447