Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

24/11/16 | Sonia Pestana – Coremetro

IV edição do Prevenir premia projetos da SAP

Dentre os 18 trabalhos inscritos na IV edição do Prêmio Prevenir, 14 foram apresentados pela SAP e três desses tiveram destaque

Com o objetivo de reconhecer práticas e projetos inovadores que melhorem a qualidade de vida dos funcionários públicos estaduais, o IV Prêmio Prevenir promoveu, no dia 20 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo, a premiação dos melhores trabalhos apresentados. O Prevenir é uma iniciativa do Centro de Promoção e Proteção à Saúde, do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe).

A IV edição do Prevenir recebeu 18 inscrições. Segundo a diretora do Centro de Promoção e coordenadora do Observatório de Promoção da Saúde do Iamspe, Mirian Matsuras Shirassu, 14 desses trabalhos inscritos vieram da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

De acordo com Mirian, apesar de o programa Prevenir ter completado 18 anos, foi somente nos últimos 4 anos que passou a premiar os melhores projetos. “Dentre as secretarias participantes, a SAP sempre sai premiada. Considero essa Secretaria o órgão com programas de maior êxito em promoção de saúde no ambiente de trabalho em todas as suas unidades e regionais”, declarou.

Para a diretora da Gestão da Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVidass), Iracema Costa Jansson, a premiação revela um trabalho coeso na SAP. "É gratificante e motivo de orgulho saber que as diretrizes dos GQVidass são postas em prática com projetos e ações bem-sucedidas que visam a promoção de saúde e a qualidade de vida no trabalho prisional”, destacou a diretora.

Trabalho selecionado

O “Programa Reeducação Alimentar: sua saúde é nossa meta”, do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass), da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), foi classificado entre os três melhores projetos no IV Prêmio Prevenir. O objetivo do programa é oferecer aos servidores da SAP instrumentos que possibilitem uma melhora em sua qualidade de vida a partir de uma alimentação equilibrada, reduzindo a incidência de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, obesidade, hipertensão arterial, dislipidemias, câncer entre outras, assim adquirindo um estilo de vida mais saudável.

Toda a equipe do CQVidass da Coremetro esteve envolvida no projeto, diretora de saúde, Valéria Aparecida da Costa, o médico, José Gustavo Breda, a nutricionista, Luzinete Hara Soares, o enfermeiro, Valter Alexandre do Amaral e a psicóloga Walkiria Kramer Navarro.

Menção honrosa

Ganhador de menção honrosa, o projeto “Quero Parar de Fumar” foi elaborado para os servidores da Penitenciária de Bernardino de Campos, pelo CQVidass da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN). Segundo Nilson Dantas, diretor de saúde da coordenadoria, os trabalhos começaram em maio deste ano. Hoje, passados cinco meses, dos 14 participantes, 10 pararam de fumar, comprovando a eficácia do método aplicado pela equipe multidisciplinar que é formada por psicólogo, enfermeiro, nutricionista e médico.

“Saúde em Dia”, do CQVidass da Coordenadoria de Unidade Prisionais da Região Central (CRC), também recebeu menção honrosa pelo projeto apresentado. A diretora técnica de saúde do CQVidass da Central, Adriana Cortado Shammass de Mancilha, revelou que o programa tem como objetivo conhecer, promover e preservar a saúde dos servidores das unidades por meio de monitoramento individual, feito com o uso de questionários especialmente elaborados para a ação. O projeto conta ainda com o apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e do Núcleo de Saúde de cada estabelecimento penal.

aasassa
Topo