Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

17/11/16 | Sonia Pestana – Coremetro

Outubro Rosa – união por uma vida melhor

O Outubro Rosa nas unidades prisionais da Coremetro foi repleto de ações de conscientização sobre cuidados com a saúde feminina

O mês de outubro já não é mais o mesmo nas unidades prisionais da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). Graças à Campanha Outubro Rosa de conscientização, exames, cuidados e informações sobre o câncer de mama, os servidores dos estabelecimentos penais estão recebendo orientações de profissionais de saúde, ao mesmo tempo em que enchem as unidades de cor e alegria.

Bons exemplos não faltaram na edição do Outubro Rosa de 2016. O projeto “Saúde física e mental no cárcere”, em andamento há mais de quatro meses na Penitenciária “Nilton Silva”, de Franco da Rocha II, fez uma abordagem especial para o Outubro Rosa. Nessa edição, a equipe técnica de saúde enfocou os transtornos depressivos e as doenças físicas que mais afetam as mulheres, a exemplo das cardiovasculares, câncer e do aparelho respiratório.

O ponto alto do projeto ficou por conta das orientações teórica e práticas como medidas preventivas. Dentre essas, estavam as dicas de alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, por meio de uma caminhada pelo entorno da unidade prisional.

Na Penitenciária “Mário de Moura e Albuquerque”, Franco da Rocha I, as ações solidárias marcaram o mês com a montagem de uma árvore para dispor as doações de lenços, chapéus e gorros. Todo material arrecadado será doado para o Hospital de Retaguarda Fabiano de Cristo que, desde 1992, oferece atendimento gratuito aos portadores de câncer na cidade de Caieiras, em São Paulo.

Paralelamente, profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Franco da Rocha, proferiram palestras destacando os cuidados diários na luta do diagnóstico precoce do câncer de mama. A unidade também fez uso de camisetas alusivas à saúde da mulher com a frase “P1 unida por uma vida melhor!”.

A Penitenciária Feminina Sant’Ana (PFS) em parceria com a escola vinculadora, E.E. Professor Antonio Lisboa, contou com um projeto especial desenvolvido pela professora de ciência e biologia. Não faltaram ações como a confecção de cartazes informativos, exibição de filme e palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Em todas as ações, as alunas dos ciclos I, II e ensino médio tiveram importante participação.

Nos dias 26 e 27 de outubro as servidoras da Penitenciária Feminina da Capital (PFC) receberam atendimento vip em comemoração ao Outubro Rosa. O Centro e o Núcleo de Reintegração e Atendimento à Saúde da unidade promoveram 233 atendimentos. Dentre os exames realizados, destacam-se pressão arterial, triglicérides, colesterol, glicemia, Papanicolau e Reiki.

O símbolo da campanha Outubro Rosa também fez parte do uniforme dos servidores da Penitenciária “José Parada Neto”, de Guarulhos I. Paralelamente, cartazes de conscientização foram afixados em locais estratégicos de trânsito de funcionários, presos e familiares. Abordagem especial do câncer de mama foi estendida a servidoras e sentenciados, já que a doença atinge tanto mulheres como homens.

Na Penitenciária “Desembargador Adriano Marrey”, de Guarulhos II, o mês também foi marcado por encontros de saúde. O foco ficou por conta da prevenção, a exemplo de doenças graves como os cânceres em geral.

Ações nos Centros de Progressão Penitenciária

O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Feminino do Butantan aproveitou o mês de outubro para uma ampla e irrestrita abordagem de saúde entre as servidoras. As palestras trataram de assuntos variados, indo do enfoque oftalmológico ao câncer de mama, com especial atenção para o autoexame e finalizando com a promoção da coleta de material para o exame de Papanicolau.

Outro bom exemplo de cuidado e atenção ao Outubro Rosa vem do CPP de Franco da Rocha. De 24 a 31 de outubro todos os servidores foram convidados a se vestirem de rosa, ao mesmo tempo em que foram proferidas palestras pela médica Ana Paola Boito sobre o câncer de mama e demais complicações decorrentes. Por parte do presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Carlos Dantas, veio a parceria com a prefeitura do município que disponibilizou a realização de exames de mamografias a todas as funcionárias da unidade prisional.

Exemplos de engajamento

Apesar de receber presos provisórios que aguardam julgamento em regime fechado, os Centros de Detenção Provisória (CDPs), não deixaram por menos e demonstraram total engajamento na campanha do Outubro Rosa. Foram muitas as ações promovidas, a exemplo de palestras específicas com foco na prevenção de câncer de mama, distribuição de folhetos explicativos sobre as causas, sintomas, sinais e exames. Destaque especial para a decoração rosa r em forma de laços, bexigas, lenços e cartazes.

Nesse ritmo estavam os CDPs “ASP Vicente Luzan da Silva”, de Pinheiros I, “Willians Nogueira Benjamin”, de Pinheiros II, além de Pinheiros III e IV que deram conta do recado, contando muitas vezes com o apoio da Cipa. Especial destaque coube à palestra da enfermeira Gabriela Marinho, do CDP Pinheiros II, que incluiu em seu material de divulgação sobre o câncer de mama o depoimento de sua mãe que passou pelo problema, lutou e venceu a batalha.

No CDP Feminino de Franco grande apoio veio do Instituto Acqua por meio de palestras sobre o tema tanto para as servidoras quanto para as reeducandas. Já os CDPs “Dr. Calixto Antonio”, de São Bernardo do Campo, “ASP Giovani Martins Rodrigues”, de Guarulhos I, “ASP Vanda Rita Brito do Rego”, de Osasco II, “ASP Nilton Celestino”, de Itapecerica da Serra, e “Ederson Vieira de Jesus”, de Osasco I, optaram por mesclar palestras, distribuição de cartazes explicativos nos murais da unidade e confecção de broches alusivos ao tema.

Outras ações diferenciadas foram desenvolvidas nos demais CDPs a exemplo de Diadema, que investiu na educação dos presos com objetivo de desenvolverem campanhas explicativas com seus familiares e até mesmo para os servidores da unidade. O CDP Mauá usou o projeto “Bem Estar e a Saúde da Mulher” para contar com palestras multidisciplinares com nutricionista, psicóloga, educadora física e enfermeira. E, indo além, essa mesma unidade disponibilizou atendimento diferenciados às servidoras por meio da parceria firmada com a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Carlina.

aasassa
Topo