Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

17/11/16 | Kelma Jucá – Interlocutora Corevali

Outubro Rosa coloriu a Corevali

No mês dedicado ao combate ao câncer de mama, servidores da coordenadoria e das unidades prisionais se mobilizam

Durante todo o mês de outubro, os servidores da Coordenadoria de Unidades Prisionais do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) participaram do movimento internacional conhecido como Outubro Rosa. A ação tem como objetivo alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Para marcar a campanha “Câncer é só uma palavra, não uma sentença”, promovida pelo Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass), os funcionários da sede da coordenadoria vestiram-se de rosa no dia 27 e participaram de um café da manhã em um momento de interação da equipe.

Outubro Rosa nas unidades

Em comemoração à campanha, foi realizada uma palestra no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Suzano no dia 28. Na ocasião, os servidores receberam orientações sobre o autoexame, diagnóstico e prevenção da doença, também aprenderam como surgiu a campanha Outubro Rosa. O evento foi aberto a todos, com o objetivo de os servidores homens serem agentes multiplicadores.

Na Penitenciária II de Potim, as servidoras customizaram camisetas para marcar a data. No dia 25, uma fisioterapeuta fez as mulheres se mexerem com movimentos de alongamento no decorrer da palestra, para reforçar a importância do cuidado com a saúde.

Servidores da Penitenciária II de Tremembé participaram de uma palestra, no dia 26, ministrada por um preso médico ginecologista da própria unidade. Na oportunidade, os funcionários esclareceram dúvidas sobre o assunto.

A Penitenciária Feminina I de Tremembé dedicou atenção a um ensaio fotográfico de uma agente penitenciária que foi diagnosticada com a doença há três anos e hoje, recuperada, segue sua rotina normalmente. De 24 a 28, a exposição do ensaio valorizou a autoestima de uma mulher, que embora sem as mamas continua feminina, além de destacar a importância do diagnóstico precoce.

No decorrer do mês, os servidores do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Mongaguá e do CDP de Taubaté usaram laço cor de rosa, símbolo da luta contra o câncer de mama. Já as mulheres do CDP de Mogi das Cruzes fizeram bonito com um lenço na cabeça, durante o dia 11, ocasião em que também homenagearam uma colega que está em tratamento contra a doença.

Combate ao câncer

Quando a doença é detectada no início, a chance de recuperação e cura é maior. Com isso, o número de casos pode ser revertido, com diagnóstico precoce e tratamento correto.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, outros não.

O Ministério da Saúde orienta que mulheres de 50 a 69 anos façam o exame de mamografia uma vez a cada ano. Porém, independentemente da idade, todas as mulheres devem conhecer seu corpo para que cada vez mais as pessoas aprendam a realizar o autoexame e procurar ajuda especializada caso sintam necessidade.

"O movimento Outubro Rosa tem como objetivo a prevenção e detecção precoce do câncer de mama. As ações durante a campanha promovem o estímulo à realização dos exames preventivos. Muitas vezes, as mulheres deixam de realizar os exames por medo, falta de tempo e colocam a saúde em segundo plano. Com a campanha, mostramos que a prevenção é ainda a melhor maneira para combater o câncer de mama. A atenção à saúde é essencial para todas as mulheres", explica a diretora do CQVidass da Corevali, Patrícia Juliana de Santana Damaceno.

aasassa
Topo