Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

17/11/16 | Eliane Borges - Interlocutora

Rosa colore unidades prisionais do oeste paulista no mês de outubro

Servidores aderem à campanha de prevenção e combate ao câncer de mama

Em gesto de solidariedade e conscientização, a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste) e seus respectivos estabelecimentos penitenciários entraram na Campanha Outubro Rosa – de peito aberto. Durante todo o mês, a cor que representa o mundo feminino coloriu os prédios e as roupas dos servidores. Distribuição de fitinhas com laço símbolo da campanha, cafés acompanhados de vídeos informativos, palestras, decoração, debates e concurso de frases fizeram parte da ação.

Com auxílio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), a Croeste e as unidades prisionais aderiram ao movimento internacional para detecção precoce do câncer de mama. Outubro não passou em branco, mas em rosa e cheio de atividades alusivas à data, mais especificamente ao mês. De forma a reforçar a importância do autoexame, mamografia e consultas médicas, servidores vestiram-se na cor da campanha.

Na Penitenciária de Lucélia, a servidora Maria Cristina Cordeiro contou sua experiência com a doença, dando dicas de prevenção a um público com 16 funcionários. O tema também foi abordado durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), entre 3 e 6 de outubro.

O Centro de Ressocialização (CR) “Asp Glaucio Reinaldo Mendes Pereira” de Presidente Prudente recebeu a visita de representantes do grupo Amigas do Peito de Pirapozinho, o qual compartilhou suas histórias de luta e superação, ressaltando que quanto mais cedo o início do tratamento, maiores as chances de cura.

Com o apoio das malharias Central Malhas, Empório da Moda e R. Tonheiro, o CR de Araçatuba arrecadou retalhos de tecidos, com os quais foram confeccionados 30 lenços de cabeça com apoio da Ivone Central Oficina de Costura. Os lenços foram embalados em papel de presente e, com autorização da psicóloga Denise Garcia Yalmanian do Centro de Terapia Oncológica (CTO) da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba, entregues diretamente aos pacientes do local submetidos à quimioterapia durante tratamento contra o câncer de mama. Ação esta que, segundo a psicóloga, auxilia na recuperação da autoestima desses pacientes. Cartazes de incentivo ao autoexame também foram afixados na unidade prisional.

Demais atividades

Além da distribuição de fitas com o símbolo da campanha e realização de cafés da manhã e da tarde, em algumas unidades, vídeos informativos foram apresentados às servidoras como no Centro de Detenção Provisória (CDP) e CR Feminino de São José do Rio Preto, Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Valparaíso, Penitenciária de Tupi Paulista, Penitenciária “Luís Aparecido Fernandes” de Lavínia e Penitenciária “Zwinglio Ferreira” de Presidente Venceslau. Esta última contou com a participação de funcionárias da Croeste.

A forma correta de prevenção do câncer de mama (em algumas unidades também do câncer de colo de útero), exames, sintomas, tratamento e profilaxia foram abordados por meio de palestras no CDP de Riolândia, CPP de Pacaembu e Valparaíso, Penitenciárias de Dracena, Tupi Paulista Masculina e Feminina, Marabá Paulista, Pracinha, Valparaíso, Irapuru, Martinópolis e I de Presidente Venceslau , além do CDP de Caiuá.

Em Irapuru, houve ainda concurso cultural de frases, sendo a eleita: “A vida pode ter a cor que você quiser, mas faça do seu outubro Rosa. Ame-se e cuide-se! Previna-se contra o câncer de mama!”, elaborada pela funcionária Paula Zanetti de Almeida. A campanha também ocorreu nas Penitenciárias de Andradina, Pacaembu, Florínea, Junqueirópolis, I de Lavínia, Presidente Prudente, I e II de Mirandópolis, Riolândia, além do CR de Birigui, Centro de Readaptação Penitenciária (CRP) de Presidente Bernardes e CPP de São José do Rio Preto.

aasassa
Topo