16/11/16 | Eliane Borges – Interlocutora Croeste

Penitenciária de Assis realiza 1º fórum sobre empreendedorismo em prisões

O evento proporcionou 15 palestras e cinco mesas de debates a um público com mais de 80 pessoas

Durante dois dias, a Penitenciária de Assis promoveu o 1º Fórum Interno sobre Práticas e Ações Empreendedoras Desenvolvidas em Prisões sob o tema: Mudar é difícil, mas ainda é possível. O acontecimento ocorreu nos dias 28 e 29 de setembro no auditório da unidade prisional onde foram desenvolvidas 15 palestras e debates mediados por cinco mesas de discussão, das 8h às 17h.

A ação contou com a presença de funcionários do estabelecimento, além de representantes da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste), Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), Centro Paula Souza, Escola Técnica “Prof. Mário Antonio Verza” de Palmital (Etec), Escola Estadual “Clybas Pinto Ferraz” de Assis, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp), Instituto Augusto Cury, Pastoral Carcerária, igrejas, WA Consultoria em Carreira de Presidente Venceslau e colaboradores.

No dia 28, o evento teve início com credenciamento dos visitantes, composição da mesa de debate, execução do Hino Nacional e Hino da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), com espaço para discurso de autoridades e posterior homenagem ao falecido agente de segurança penitenciária, Mauro Sérgio Nunes, conhecido como “Maurinho”, autor da frase norteadora do fórum: “Um dia no coração dos homens haverá mais flores do que espinhos. Prepare-se! Seu coração pode estar sendo semeado agora”. Em seguida, o público presenciou a seguinte reflexão: “Um pensador quis fazer-me pensar se eu era livre. Respondi-lhe: como pode ver, estou em uma prisão. Não é isso que pergunto, respondeu-me. Tentei decifrar seu olhar e percebi que deveria ser profundo em minhas palavras. Respondi com uma intensa viagem: ‘A Viagem do Filósofo’”. O texto mencionado faz parte da Apostila de Filosofia Funcional utilizada nas aulas do Programa de Educação Para o Trabalho (PET), escrita pelo sentenciado Weliton Júnior Gomes em conjunto com Maurinho.

Realizado pela Croeste, Funap e Penitenciária de Assis, o fórum teve a participação de 82 pessoas, além de convidados e palestrantes. “Foi um evento de impacto para a comunidade e para servidores. Uma possibilidade de discussão de importantes temas do trabalho do dia a dia, realizado pela unidade prisional”, resume o diretor do estabelecimento, Mauro Luiz Lima. Na ocasião, a mediação das discussões contou com a colaboração de parceiros como representantes do Grupo de Acolhimento e Centro Regional de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor da Croeste (CQVidass-Oeste).

Discussões

A primeira mesa abordou “Educação e Valores no Mundo Contemporâneo”, tendo como debatedores o gerente da Funap de Presidente Prudente, Milfran Melotti Evangelista, a diretora da escola vinculadora de Assis, Rosimeire Aparecida Cassador e o diretor da Etec de Palmital, Randal do Vale Ortiz. A mesa 02 discutiu o tema “Parcerias que dão certo: Unesp de Assis, Etec de Presidente Venceslau e WA Consultoria”, tendo como debatedores o professor e chefe do Departamento de Psicologia Social e Educacional da universidade, Deivis Perez Bispo dos Santos, a diretora da Etec “Prof. Milton Gazzetti”, Cibele Regina Mortensen Rondó, e da empresa de consultoria, Wesley Aguiar e Patrícia Natalia Cappi. Sobre os temas, foram realizadas discussões acerca do trabalho de educação nas prisões e do sucesso de parcerias para a implantação de projetos em unidades prisionais, como na Penitenciária de Assis e Penitenciária “Zwinglio Ferreira” de Presidente Venceslau.

O tema “Projeto da Penitenciária de Assis: Como dar novo significado à realidade prisional” foi discutido em duas mesas com a apresentação de propostas voltadas à futura reintegração social dos reeducandos. Houve ainda explanação sobre os projetos “Perspectivas”, “Programa de Prevenção às Drogas”, “Grupo de Apoio Vida Nova”, “Capelania Prisional” e “Encontro Filosófico”, desenvolvidos na unidade.

No segundo dia do evento (29), o bem-estar dos servidores foi discutido na mesa temática: “Qualidade de Vida no Trabalho, Promoção da Saúde, Cuidados com o Meio Ambiente e Segurança: Desafios na Prática Penitenciária”. O assunto gerou palestras sobre “Recuperação da Área Degradada da Penitenciária de Assis”, apresentado por Roseli Ferreira Amedure, “Viva Melhor! Viva Feliz!”, apresentado por Elisa Maria Malacrida e “Célula de Intervenção Rápida e Canil – Intervenções Seguras”, apresentado pelo diretor da unidade.

O fórum foi encerrado com a palestra “O que te move?”, ministrada pelo escritor Fernando Moraes, com a reflexão do escritor Augusto Cury: “Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso ou pessoas fracassadas. O que existe são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles”.