10/11/16 | Solange Ferreira Interlocutora - CRC

Terapia não-convencional e acupuntura auricular para o bem-estar dos servidores da Penitenciária I “Dr. Danilo Pinheiro” de Sorocaba

Projeto aborda os benefícios da prática na promoção da saúde

A Penitenciária I “Dr. Danilo Pinheiro” de Sorocaba encerrou o mês de setembro com projeto para servidores voltado a boas práticas integrativas medicinais no tratamento de incômodos funcionais que atingem o organismo.

Entre os dias 28 e 29, os funcionários, por meio de palestras organizadas pela diretoria de saúde da unidade, puderam resgatar um pouco cultura popular brasileira, no que diz respeito ao uso das plantas e da acupuntura auricular no tratamento de inúmeros distúrbios físicos e neurológicos.

“O próprio Ministério da Saúde incentiva profissionais ligados à área da saúde a ofertarem para a população o uso da fitoterapia, pelas plantas e da acupuntura no tratamento de doenças emocionais, como ansiedade, estresse, depressão, insônia, problemas gastrointestinais, ortopédicos entre tantos outros males do dia a dia”, ressalta a enfermeira pós-graduada em acupuntura e responsável pelo núcleo de saúde da penitenciária, Ana Paula Batista Ramos.

De acordo com a enfermeira, algumas medicações podem ser encontradas e adquiridas gratuitamente em postos da rede municipal de saúde como, por exemplo, o chá de guaco para combater a tosse, gripes e resfriados e a isoflavona, composto de soja, para reposição hormonal durante a menopausa.

Apesar da riqueza nacional em recursos de medicamentos naturais, o Brasil ainda lidera o ranking do uso excessivo de medicamentos alopáticos, causadores de efeitos colaterais negativos e intoxicantes. Na auricoterapia, quando não é utilizada agulha, pode ser aplicada semente de mostarda em determinados pontos da orelha.

“Situações conflituosas, o boicote às ordens do nosso corpo e a falta de atenção aos incômodos do apontados pelo organismo influem diretamente na produtividade pessoal e convívio social. Por esses motivos, iniciativas como essa despertam o olhar do servidor para o seu próprio bem-estar”, explana o diretor geral da unidade, Edézio José da Silva Junior.

Medicamentos fitoterápicos

A fitoterapia ou terapia pelas plantas é considerada uma das mais antigas práticas terapêuticas da humanidade.

A planta conhecida como “comigo ninguém pode”, por exemplo, contém princípios ativos, é extremamente tóxica e pode causar a morte. Determinadas plantas, portanto, podem conter substâncias alergênicas, contaminação por agrotóxicos ou por metais pesados. Por isso, o uso sem cautela, associado a outros fatores, pode causar danos à saúde. Todo medicamento, inclusive os fitoterápicos quando utilizados em excesso, torna-se nocivo, razão pela qual, deve ser usado segundo orientação profissional.