09/11/16 | Colaboração entre Eliane Borges – Croeste, Sonia Pestana – Coremetro e Beatriz Trevizoli – EAP

Uma luz no combate às trevas: Setembro amarelo quebra tabus

Número de casos de suicídio no Brasil vem aumentando a cada dia e a informação continua sendo a melhor arma para a prevenção

Em apoio à Campanha Setembro Amarelo, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) orientou e incentivou as unidades prisionais a desenvolverem atividades de prevenção ao suicídio. Entre as ações realizadas, destacam-se as atividades promovidas pelo Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor da região oeste do Estado (CQVidass-oeste), pela Escola de Administração Penitenciária (EAP) e pelas Penitenciárias de Tupi Paulista, “Asp Lindolfo Terçariol Filho” (PII) e “Nestor Canoa” (PI) de Mirandópolis, de Lucélia e Penitenciária II “Nilton Silva”, de Franco da Rocha.

Em parceria com o CQVidass-oeste, as Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) promoveram o seminário “Ações de Promoção à Vida, Prevenção ao Suicídio e Outras Violências” para os servidores que compõem o Grupo de Acolhimento (GA) das unidades prisionais da região, além de alunos e colaboradores. O evento ocorreu no auditório Miguel Reale do Centro Universitário Assunção (Unifai), em Adamantina, das 7h30 às 17h30, no dia 09/09.

Além de debates, rodas de conversa e mesa redonda, houve palestras sobre os seguintes assuntos: “Comportamento suicida, violência e cuidados”, “Estrutura e dinâmica de funcionamento do Sistema Único de Assistência Social” (Suas), “Rede de Atenção Psicossocial (Raps): Momento de transição no Sistema Único de Saúde”, “Sistemas de garantia de Direitos Humanos e o funcionamento em redes de redes” e “A morte escancarada: como lidar”. Também foram cinco oficinas: “A rede e a roda: dança circular como um instrumento pela Cultura da Paz”; “O retrato do esquecimento: fotografia como índice do real”; “Vida e lutos inevitáveis: os enfrentamentos e estratégias possíveis”; “Sucarteando: experiências de ser, criar e fazer na roda da vida e nas redes”; e “Perspectiva Teatral do Suicídio”.

Na capital, foram realizadas palestras aos servidores pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) no dia 29/09 no auditório da EAP e na Penitenciária II de Franco da Rocha. O CVV é uma associação fundada em 1962 que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção de suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. A palestra em Franco da Rocha ficou a cargo da coordenadora do CVV de Jundiaí, Maria Bernadete Amaral Carneiro. Ela destacou que os casos de suicídio vêm aumentando a cada ano, chegando a ser considerado no Brasil a terceira maior causa de morte, perdendo apenas para homicídios e acidentes de trânsito. Para Bernadete, o diálogo na sociedade está cada vez mais difícil, até mesmo entre jovens e adultos de uma mesma família. “As pessoas parecem estar alegres por fora, mas por dentro estão destruídas”, destacou ao fazer referência às aparências que muitas vezes nos enganam. Para ela, há uma carência muito grande de pessoas realmente dispostas a prestar atenção aos lamentos e queixas.

Já na EAP, a administradora de empresas e gestora de projetos voluntários, Elaine Macedo, palestrou sobre o assunto de forma clara, abordando as causas e prevenções do assunto. Durante a palestra foram usados vídeos e músicas como a “Essa Noite Não” de Lobão e “Meu Coração” de Arnaldo Antunes, para que as pessoas entendessem mais sobre o assunto que ainda é um tabu e entrassem melhor nessa realidade. Para finalizar o evento, a palestrante respondeu algumas perguntas e a CIPA/SAP Sede I distribuiu balões de ar amarelos com mensagens de incentivo e motivação para todos os servidores presentes. “Talvez algumas pessoas não enxerguem, mas você é especial”.

De acordo com o CQVidass-oeste, as penitenciárias masculinas de Tupi Paulista e PII de Mirandópolis também aderiram à ideia, distribuindo fitinhas amarelas (símbolos da campanha) para 35 e 258 servidores, respectivamente. Na primeira unidade, também houve palestra sobre as causas que geram suicídio e como evitá-las, bem como, formas de identificar os pedidos de socorro daqueles que sofrem, muitas vezes silenciosamente. Na PII, cartazes alusivos à data com mensagens de autoestima foram afixados em pontos estratégicos do prédio, assim como bexigas e bolas amarelas. Já na Penitenciária “Nestor Canoa” de Mirandópolis, os servidores compareceram ao trabalho com trajes na cor da campanha como gesto de conscientização. Na unidade de Lucélia, o Setembro Amarelo foi lembrado durante as atividades da 3º Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), realizado de 03 a 06 de outubro, com palestras abordando os comportamentos suicidas, a saúde mental do trabalhador e o manejo psiquiátrico.

O CVV atende pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 72 postos de atendimento com endereços na Internet) ou pela página eletrônica www.cvv.org.br, na qual é possível conversar via chat, VoIP (Skype) e e-mail. Setembro é o mês escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a reflexão sobre o valor da vida e para alertar a população sobre o problema, em especial o dia 10 de setembro, escolhido mundialmente para o movimento. O amarelo remete ao sol e ao girassol, uma vez que essa flor enfrenta os dias nublados girando sobre ela mesma e buscando assim superar a falta de luz.