Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

09/11/16 | Caio Daniel – Interlocutor CRN

Presos participam de atendimentos médicos e palestras em Jornadas de Cidadania

CRN realizou o evento em três unidades prisionais no mês de setembro

Presos dos regimes semiaberto e fechado receberam mutirão de serviços dentro de unidades prisionais da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN). Diz respeito à Jornada de Cidadania e Empregabilidade, projeto da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) destinado ao desenvolvimento de atividades de reintegração social e convívio coletivo. O objetivo é oferecer diversos serviços aos sentenciados, entre eles: nova documentação, atendimento médico e palestras sobre o mercado de trabalho, para que, quando em liberdade, estejam prontos para retomarem a vida.

A CRN realizou, no mês de setembro, jornadas em três penitenciárias: “Luiz Gonzaga Vieira” de Pirajuí, I de Serra Azul e Feminina de Ribeirão Preto, com a participação de 5.143 reeducandos. As ações envolveram apresentações culturais e exposições de trabalhos desenvolvidos pelos sentenciados, como peças de tricô, bordados e pinturas.

Além de atividades sociais, nas solenidades, autoridades, convidados e reeducandos reúnem-se para abertura oficial da Jornada de Cidadania. Na Penitenciária I de Serra Azul, participantes da cerimônia conheceram a padaria industrial e provaram pães e bolos preparados pelos presos, que participam de curso de padeiro na própria unidade. Os cursos oferecem certificado de conclusão, um diferencial na tentativa de conseguir novo emprego, quando deixarem a penitenciária.

Apresentações musicais

Durante a sessão solene, presas da Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto apresentaram canções religiosas. A mesma iniciativa foi observada na Penitenciária “Luiz Gonzaga Vieira” de Pirajuí. Os presos cantaram com acompanhamento de violão e flauta. Alguns deles receberam diplomas de ensino fundamental, médio e do Programa de Educação pelo Trabalho (PET), oferecido pela Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap).

Parcerias firmadas

Diversas parcerias foram alcançadas por meio da Jornada de Cidadania, como a formada entre a Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto e a ONG Organização Voluntários do Sertão. A entidade possui consultórios itinerantes em caminhões e proporcionou às presas 823 atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos.

O Projeto “De Mãos Estendidas” é parceiro da unidade feminina há quase dois anos e também participou da Jornada de Cidadania. A responsável pelo programa nos presídios, Márcia Pieri, explica que o objetivo da entidade é ensinar as reeducandas atividades que elevam a autoestima e promovam conhecimento, como cuidados com a beleza, artesanato e pintura. Os voluntários da instituição colaboraram com maquiagem em 130 presas.

Números no mês de setembro na CRN

• Emissões de cédulas de identidades (RG): 696
• Emissões de certidões de nascimento: 247
• Emissões de carteiras de trabalho e emprego: 61
• Emissões de CPFs: 603
• Atendimentos jurídicos: 367
• Atendimentos de saúde: 1.113
• Cortes de cabelo e maquiagem: 130
• Participações em palestras: 1.926
Total: 5.143 serviços prestados

aasassa
Topo