09/11/16 | Sonia Pestana – Coremetro

Unidades femininas promovem Jornadas de Cidadania e Empregabilidade

Mulheres reclusas de unidades prisionais da Coremetro participam mutirões de serviços

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) encerrou o ciclo de Jornadas da Cidadania nos estabelecimentos penais femininos da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro). Nos dias 20 e 27 de setembro as Penitenciárias Femininas Sant’Ana (PFS) e Capital (PFC) abriram seus espaços para as ações do evento. Em 7 de outubro, foi a vez do Centro de Detenção Provisória Feminino de Franco da Rocha (CDPF) promover diversas atividades para reeducandas.

De fevereiro a outubro de 2016, as 28 unidades prisionais da Coremetro mantiveram-se focadas em ações que visavam à retomada da vida em liberdade. Segundo um calendário pré-estabelecido, foram prestados, por meio de mutirões, serviços essenciais nas respectivas unidades prisionais programadas.

A Jornada de Cidadania é resultado do trabalho conjunto da SAP, Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), Coremetro e Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate). Participaram também desse trabalho, em parceria, as Secretarias do Desenvolvimento Social, da Segurança Pública, do Emprego e Relações do Trabalho, bem o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), Receita Federal e Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap).

Jornada na Penitenciária Feminina Sant’Ana

Pautada na reintegração social, a Jornada proporcionou ações diversificadas, a exemplo de 1.192 emissões de documentos, como Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF). Na área jurídica, foram feitos 126 atendimentos.

Na área de saúde, o destaque ficou por conta dos 2.728 atendimentos, incluindo exames de citologia oncótica, o papanicolau e medição de peso e altura. O médico, Dráuzio Varella, também deu sua contribuição e atendeu 12 sentenciadas.

O evento abriu espaço para palestras, como empregabilidade, sífilis, saúde da mulher e bucal, família, drogas, violência doméstica, dentre outras. Em termos de beleza, sentenciadas cortaram cabelo, fizeram depilação e designer de sobrancelhas. Nesse dia, 46 reclusas expressaram-se por meio da dança circular. No total, foram feitos 4.805 atendimentos durante a jornada de cidadania nessa unidade.

Penitenciária Feminina da Capital

Na abertura da Jornada de Cidadania, 15 sentenciadas de várias nacionalidades participaram das apresentações musicais sob a regência da orientadora do Coralusp, Carmina Juarez. Foram apresentadas músicas, a exemplo de Morena, Bawo, Shosholoza, Calvary, No Woman no Cry, com destaque para os cantos africanos.

No campo da saúde, a PFC promoveu avaliação nutricional de 47 reclusas, com acompanhamento de equipe multidisciplinar. Na jornada, 23 presas também fizeram exame de papanicolau.

Nas ações promovidas constou dinâmica sobre respiração e meditação. As sentenciadas tiveram a oportunidade de experimentarem as aplicações de Reiki, terapia complementar que se propõe a equilibrar os aspectos físico, mental, emocional e espiritual de cada pessoa.

Na parte de beleza, 140 sentenciadas foram atendidas com cortes de cabelo e depilação. Em complemento, outras 290 reclusas compuseram os grupos de dança circular e das aulas de zumba.

CDP Feminino de Franco da Rocha

Com uma população de mais de 1.300 reeducandas, o CDPFR contou com apoio de parceiros na Jornada de Cidadania, tais como Instituto Acqua, IIRGD, Embelleze, Funap e Secretaria de Desenvolvimento Social, com o programa Recomeço – uma vida sem drogas.

Exemplo de cooperação foi a equipe de saúde, composta de servidores da unidade e profissionais do Instituto Acqua. Juntos efetuaram 646 ações, entre atendimentos e palestras de saúde com os temas Saúde Bucal e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Paralelamente, foram distribuídos 2.304 preservativos.

Diante dos resultados alcançados nas 28 unidades prisionais da Coremetro e também nas demais coordenadorias regionais no ano de 2016, a SAP estabeleceu, por meio da Resolução SAP 138/2016, de 15/09/16, a continuidade das jornadas em todo o Estado de São Paulo. As ações passaram a integrar de forma permanente o calendário de eventos da secretaria.