Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

03/11/16 | Solange Ferreira – Interlocutora CRC

Palestra sobre Outubro Rosa reforça a importância da promoção à saúde para servidores do CPP de Porto Feliz

Servidores receberam instruções de combate ao câncer de mama

A campanha do Outubro Rosa ganhou destaque entre os servidores do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Porto Feliz. No dia 10 de outubro, 60 funcionários puderam interagir e adquirir instruções do autoexame no combate ao câncer de mama. A ação ocorreu graças à parceria da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da unidade prisional, palestrantes do Instituto de Tratamento Unificado em Oncologia "Onco Itu".

O dia exato escolhido como o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama é 19 de outubro, mês que universaliza o acesso às informações de prevenção e diagnóstico desta doença.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2016, estima-se quase 58 mil novos casos de câncer de mama em todo país com óbitos acima de 14 mil. Esse tipo de doença também pode atingir homens, mas apenas 1% dos casos de câncer de mama corresponde a eles.

"O Outubro Rosa é importante porque humaniza a doença e traz à tona histórias de superação com final feliz. A prevenção ainda é o melhor remédio contra esse mal que infelizmente tem crescido muito nos últimos tempos”, enfatizam Claudia e Pedro Paulucci, palestrantes e proprietários do Onco Itu.

Exames preventivos

Está comprovada a necessidade anual da mamografia para mulheres a partir de 40 anos, para que o câncer seja diagnosticado precocemente, já que, a faixa etária é fator decisivo na prevenção e na atenção dedicada aos riscos de desenvolvimento.

O autoexame é muito importante para que a mulher conheça bem o seu corpo e permaneça atenta á alterações como nódulos nas mamas. Exames como a mamografia, ultrassom, ressonância magnética e biopsia, ajudam a diagnosticar o tipo de câncer e a sua localização.

O sedentarismo, obesidade e sobrepeso, consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, exposição à radiação ionizante e histórico familiar genético, são apontados como fatores de risco a predisposição do câncer de mama.

Tratamento

Para cada tipo de tumor há um tratamento específico, prescrito pelo médico oncologista. Entre os tratamentos estão à quimioterapia e radioterapia, a terapia alvo e a imunoterapia.

Novas Campanhas

“Já estamos elaborando a inclusão do “Novembro Azul” dentro do nosso cronograma das atividades de inserção social tanto para servidores, quanto para os reeducandos desta unidade. É de extrema importância difundir para todos uma das maiores campanhas para os cuidados com a saúde do homem”, conclui o diretor do CPP de Porto Feliz, Francisco Ricardo Pereira de Souza.

aasassa
Topo