Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

03/11/16 | Sonia Pestana – Coremetro

Encontro emocionante entre Andrea Bocelli e sentenciados do sistema prisional

Andrea Bocelli canta com reeducandos do projeto Coral & Acústico, da Penitenciária II “Desembargador Adriano Marrey”, de Guarulhos

A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) abriu as portas da Penitenciária II “Desembargador Adriano Marrey”, de Guarulhos, para o tenor italiano Andrea Bocelli, no dia 16 de outubro. A visita serviu para conhecer os muitos talentos que fazem parte do projeto Coral & Acústico, já que a Bocelli Foundation tem como objetivo capacitar pessoas em todo o mundo para superar barreiras e expressar seu potencial.

Na abertura das apresentações, Igor Rocha, Agente de Segurança Penitenciária (ASP), destacou que o evento ficará marcado como um dia de transformação para muitos dos sentenciados integrantes do projeto. “Temos aqui grandes homens. Eles deram um passo para mudar suas vidas. Não são profissionais, mas fizeram esse trabalho de corpo e alma”, declarou emocionado.

Para muitos dos presentes ao evento, este foi um dos momentos de maior emoção já vividos. Avesso a protocolos, num impulso, Bocelli não teve dúvidas e largou sua poltrona na platéia para se colocar lado a lado com o coral de sentenciados; juntos cantaram, entre lágrimas e risos, um dos maiores sucessos “Conte de Partirò”.

Falando especificamente com os sentenciados, Bocelli disse que a sociedade precisa muito deles e por isso deveriam fazer todo o possível para voltar de cabeça erguida. Aconselhou a todos que considerem cada momento de suas vidas como uma oportunidade sem igual.

Os Institutos PDR/Humanitas 360 e Ação pela Paz foram os responsáveis por levar o músico Andrea Bocelli para dentro da Penitenciária. Para Patrícia Villela Marino, vice-presidente do PDR, são momentos como esses que fazem a diferença na vida.

Trabalho de equipe

O projeto Coral & Acústico da Penitenciária está sob a coordenação de Mário Jorge Antunes e conta com apoio de Domingos Dudlei Menetti Domingo e de Rocha, todos ASPs. Segundo os servidores, o estabelecimento prisional acredita, como um todo, na reintegração do sentenciado pela arte e essa temática marca o dia a dia da unidade.

Segundo Antunes, os grupos Acústico & Coral ensaiavam normalmente uma vez por semana na área educacional da penitenciária. Para a apresentação especial com Bocelli, no entanto, os encontros se intensificaram nas duas últimas semanas antes do evento, chegando a seis horas diárias de canto e música para atingir a sintonia dos sentenciados envolvidos. Esses encontros contaram com o apoio profissional do maestro Ogair Júnior.

aasassa
Topo