08/12/11 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

Artesanato produzido por reeducandas é exposto em feira de Natal

PF de Ribeirão Preto recebeu convite da Secretaria Municipal de Cultura

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Funcionárias da penitenciária se voluntariaram para expor os trabalhos artesanais das presas

A Penitenciária Feminina (PF) de Ribeirão Preto participou, em 05/11, da feira de Natal da cidade, com trabalhos artesanais produzidos por 13 reeducandas da unidade. Diversos artesãos exibiram suas obras na exposição que ocorreu na Praça Carlos Gomes, localizada no centro cultural de Ribeirão Preto. O convite ao estabelecimento prisional foi feito pela Secretaria Municipal da Cultura, juntamente com o Grupo Art Vida.

Funcionários da unidade se prontificaram a permanecer no local expondo os produtos confeccionados pelas detentas, como tapetes, toalhas de mesa, caminhos de mesa, passadeiras e jogos de banheiro (peças feitas em crochê), além de panos de prato bordados com fita, ponto cruz e vagonite e bonecas decorativas confeccionadas em linha e lã.

O dinheiro arrecadado com a venda dos objetos será redirecionado às reeducandas artesãs, para que possam adquirir produtos de beleza e peças íntimas, ou ainda, contribuir com as despesas de seus familiares. “A exposição dos trabalhos eleva a autoestima das reeducandas e proporciona a perspectiva de uma profissão autônoma, alargando o horizonte de suas vidas”, diz a diretora da unidade prisional, Maria da Conceição Braz Soares.

Dado o sucesso da exposição, o convite para apresentar os trabalhos das presas se estendeu para o período que compreende os dias 9 e 23 de dezembro.