Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

26/10/16 | Kelma Jucá – Interlocutora Corevali

Novos Cipeiros da Corevali passam por treinamento

Mais de 100 membros da Cipa das 18 unidades prisionais da Corevali receberam formação em três dias por meio do CQVidass

O Centro Regional de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da Coordenadoria das Unidades Prisionais do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) em parceria com a Escola da Administração Penitenciária (EAP), realizou o curso de formação de Cipeiros para o biênio 2016/2017.

O treinamento, que ocorreu entre os meses de agosto e setembro, atendeu 115 membros das Comissões Internas de Prevenções de Acidentes (Cipas) constituídas nas 18 unidades da Corevali, além da sede da Coordenadoria. Participaram do curso tanto titulares como suplentes.

Foram três dias de curso para os Cipeiros de cada unidade, totalizando 24 horas de preparação entre aulas teóricas e práticas. A formação é importante para que durante seus respectivos mandatos os membros da Cipa estejam aptos a desenvolver ações voltadas à qualidade de vida e prevenção de acidentes de trabalho, assim como ofertar condições para criação de atividades que promovam melhoria das situações de trabalho no âmbito das unidades da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

A diretora do CQVidass da Corevali, Patrícia Juliana de Santana Damaceno, destacou a relevância desse trabalho para a segurança, integridade e saúde dos servidores. "Por meio das Cipas, podemos prevenir riscos, evitando que danos maiores ocorram, sejam através dos acidentes de trabalho, como também do desenvolvimento de fatores de riscos para o acometimento de doenças”, resumiu.

Sobre a Cipa

A Cipa foi criada por recomendação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 1921 e tem como princípio planejar, elaborar e desenvolver programas e atividades pertinentes à prevenção da saúde e segurança no trabalho, com o objetivo de proteger os trabalhadores dos riscos existentes nesses ambientes.

A constituição de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na SAP foi instituída pela Resolução 17/2000.

aasassa
Topo