25/10/16 | Caio Daniel – Interlocutor CRN

Unidades prisionais da CRN comemoram o Dia da Árvore

Presos e funcionários plantaram mudas de árvores e participaram de palestras sobre preservação ambiental

Para comemorar o Dia da Árvore — 21 de setembro — a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN) promoveu uma série de atividades alusivas ao tema, como a plantação de mudas nativas e a participação em palestras sobre a importância da árvore. Presos e servidores fizeram o plantio de mudas nos jardins e em áreas de vegetação das unidades penais.

Os reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) III “Prof. Noé Azevedo”, de Bauru, plantaram 150 mudas nativas próximo à unidade. O projeto foi parceria entre Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e Universidade do Sagrado Coração (USC) de Bauru, e teve como objetivo criar um corredor ecológico dando continuidade ao projeto “Plantando Sorrisos”, ação desenvolvida em maio deste ano que reuniu presos, agentes de segurança, estudantes e professores para plantar 500 mudas. De acordo com o diretor do CPP, Alex dos Santos, a participação no plantio, ainda que simbólico, tem um valor muito importante na recuperação do indivíduo, pois demonstra respeito à natureza e o quanto é importante a preservação do meio ambiente.

No Centro de Ressocialização (CR) de Ourinhos, 10 internos participaram da palestra de reflorestamento exibida no espaço de exposições do município. A atividade foi supervisionada por agentes de segurança e ensinou aos participantes técnicas específicas de como fazer o reflorestamento. “A palestra foi muito interessante, pois aprendemos a proteger as nascentes e preservar a fauna e a flora, através do reflorestamento”, relatou o reeducando S.A.B.

A Penitenciária “Sargento PM Antônio Luiz de Souza”, a PII de Reginópolis, fez a entrega de 108 mudas de árvores nativas para a Prefeitura Municipal da cidade, que repassou às escolas municipais.

Servidores do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pontal fizeram o plantio de mudas de ipês, palmeiras e manacás ao redor da unidade prisional. A ação que celebra a data faz parte do projeto de arborização do CDP, que visa a otimização do ambiente de trabalho, melhora da qualidade do ar e a criação de um jardim ao redor da unidade. “Esse tipo de ação nos aproxima da natureza e deixa nossa marca na unidade. Ainda que, um dia, eu não esteja mais aqui exercendo as minhas funções, sempre haverá uma ação minha aqui que ficará para os colegas que virão”, completou o diretor do Centro Integrado de Movimentações e Informações Carcerárias (Cimic), José Igor Correa da Silva.

Lista de unidades penais que realizaram atividades no Dia da Árvore:

• Centro de Detenção Provisória de Bauru
• Centro de Detenção Provisória de Pontal