Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

19/10/16 | Kelma Jucá – Interlocutora Corevali

SAP promove concurso de redação entre detentos do CDP de Suzano

Mais de 100 reeducandos participaram do concurso e a cerimônia de premiação prestigiou os três melhores autores das redações

Repensar sobre as atitudes que lhes levaram ao cárcere e colocar no papel o peso de suas ações. Foi isso o que fizeram 109 presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Suzano entre junho e julho deste ano, quando participaram do concurso de redação “O fruto de minhas escolhas”. A premiação que selecionou os três melhores autores ocorreu no dia 30 de setembro.

Realizada pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) por meio do CDP de Suzano, a iniciativa reforça a importância da educação como meio catalisador para a ressocialização do indivíduo privado de liberdade.

A seleção e análise das redações foram feitas por um corpo técnico do Grupo Regional de Trabalho e Educação (Grate) da Coordenadoria das Unidades Prisionais do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali). A grafia correta das palavras, a coerência e coesão de ideias e a defesa coerente de um raciocínio lógico foram critérios de avaliação dos textos.

“Temos a missão de zelar pelo cumprimento das leis, mas nunca devemos nos esquecer da necessidade de se criar condições necessárias de assistência e promoção ao preso, para sua reinserção social, assim como a preservação de sua dignidade como cidadão, tendo em vista a aplicação de medidas justas que o façam refletir sobre suas ações e a possibilidade de reparação dos erros em outros tempos cometidos”, disse o diretor do CDP de Suzano, Pedro Pataro.

A premiação

O evento reuniu autoridades locais, como representantes da Pastoral Carcerária, a advogada do Exército Brasileiro, Antonia Alixandrina, o chefe da Instrução do Tiro de Guerra 02-81 de Suzano, subtenente Assuires da Silva Filho, além do coordenador da Corevali, Nestor Pereira Colete Junior.

Na cerimônia de premiação, os selecionados foram contemplados com kits de livros. O primeiro colocado recebeu cinco livros; o segundo colocado recebeu três livros e o terceiro colocado recebeu dois livros. Foram entregues aos premiados os seguintes títulos: “Cinco Minutos e a Viuvinha”, de José de Alencar; “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo; “Pauliceia Desvairada”, de Mário de Andrade; “O cortiço”, de Aluísio Azevedo; “Helena” e “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis; “O Ateneu”, de Raul Pompéia; “Lucíola”, de José de Alencar;; “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida e “Macunaíma”, de Mário de Andrade.

Para o detento que obteve o primeiro lugar no concurso, Luciano Ribeiro Guimarães, de 35 anos, a premiação é simbólica, mas representa uma pequena vitória na vida pessoal. “Somos gotas no meio do oceano. Mas temos bastante poder para destruir e construir, agora é tempo de construir. Fisicamente estamos presos, mas nossas mentes podem voar na escrita de um papel”, poetizou.


aasassa
Topo