Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

19/10/16 | Assessoria de Imprensa SAP com informações do Portal do Governo

Alckmin acompanha trabalho de reeducandos no Hospital Pérola Byington

Programa Via Rápida Expresso oferece curso de pintura a sentenciados do sistema penitenciário paulista como forma de reinserção social

O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Administração Penitenciária Lourival Gomes, acompanharam, nesta segunda-feira (17), a aula prática de pintura realizada no Hospital Pérola Byington por reeducandos do sistema prisional paulista. O curso é oferecido pelo Programa Via Rápida Expresso que já vem desenvolvendo as aulas práticas em prédios públicos, e dessa vez visa pintar diversos hospitais do Estado de São Paulo.

A tarefa é realizada por 425 reeducandos do regime semiaberto que foram selecionados para receber qualificação profissional por meio do programa, que é resultado da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI), Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e Secretaria de Estado da Saúde.

O curso de qualificação profissional de Pintura e Hidráulica oferecido pelo Via Rápida Expresso e Econômico é formado por dois módulos, sendo 70 horas de aulas práticas e 30 horas de aulas teóricas. As atividades práticas de pintura serão desenvolvidas nas áreas externas dos hospitais. Já as aulas de hidráulica serão realizadas nas unidades prisionais.

Atualmente os hospitais contemplados são: Pérola Byington - CRSM e Maternidade Leonor Mendes de Barros, na capital; Hospital Psiquiátrico Santa Tereza, em Ribeirão Preto; Complexo Hospitalar do Juquery, em Franco da Rocha; Hospital Estadual de Mirandópolis e Hospital Guilherme Álvaro, em Santos.

Além de hospitais, o trabalho de pintura foi realizado também em escolas públicas. Ao todo, de janeiro a setembro deste ano, foram feitos pinturas e pequenos reparos em 43 escolas estaduais, 71 unidades prisionais, sete Escolas Técnicas (Etecs), 18 unidades de reintegração da SAP e uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O Via Rápida Expresso qualificou 5.675 alunos e, até o final de 2016, serão aproximadamente 10 mil alunos reeducandos capacitados para o mercado de trabalho.

Para o vice-governador e secretário da SDECTI, Márcio França, a ação é fundamental para a reinserção do reeducando na sociedade. "Além da oportunidade, é resgatada a dignidade dessas pessoas. A educação é o primeiro passo para o processo de recuperação e inclusão social", acrescenta.

De acordo com o secretário da SAP, Lourival Gomes, a interação entre as secretarias é a matéria-prima para o sucesso do programa Via Rápida Expresso. "Na ação todos ganham, os usuários dos equipamentos públicos, o Estado porque proporciona mão de obra qualificada e os reeducandos que, além de aprenderem um ofício, ainda reduzem a pena", explica.

"Mais uma vez, o Governo do Estado reforça sua função social ao providenciar a revitalização de espaços públicos, neste caso, dos hospitais estaduais, possibilitando melhorias funcionais às unidades, além de promover a reinserção social de reeducandos e estimular a economia com qualificação de profissionais", diz David Uip, secretário de Estado da Saúde.

Via Rápida

Em 2015, o programa Via Rápida passou por reformulação e foi desmembrado em quatro setores: Expresso, Econômico, Emprego (unidades móveis) e Via Rápida 18, que será lançado em 2017. O Via Rápida Expresso é uma modalidade do Programa Via Rápida coordenado pela SDECTI que tem como objetivo oferecer cursos de curta duração, na área da construção civil (pintores) para presos do regime de semiliberdade, internos em regime semiaberto da Fundação Casa e trabalhadores desempregados.

Em 2016, a iniciativa disponibiliza 10 mil vagas para o Via Rápido Expresso e outras 10 mil para o Via Rápida Econômico (desempregados e pessoas em vulnerabilidade social). A pasta também conta com o Via Rápida Emprego, que já ofereceu qualificação profissional a mais de 230 mil pessoas em todo o Estado. Hoje, a modalidade "Emprego" oferece cursos por meio de 28 unidades móveis.

Quem pode participar do Via Rápida

Podem participar do programa pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam no Estado de São Paulo. É dada prioridade para candidatos que estejam desempregados, idosos, pessoas com deficiência, beneficiários dos programas estaduais de transferência de renda Ação Jovem e Renda Cidadã, reeducando em regime semiaberto e egressos do sistema penitenciário. A inscrição é realizada no portal www.viarapida.sp.gov.br.

Os candidatos que não possuem acesso à internet podem efetuar a inscrição por meio dos computadores disponíveis nos postos do Acessa SP, espalhados pelo Estado, ou no Poupatempo.

aasassa
Topo