14/10/16 | Kelma Jucá – Interlocutora Corevali

Mario Sergio Cortella palestra para agentes penitenciários

Grande pensador contemporâneo discursou para plateia formada por servidores da SAP

Cerca de 800 agentes de segurança penitenciária (ASPs) tiveram a oportunidade de parar e repensar a respeito de sua profissão no atual contexto social. O mediador dessa reflexão foi o professor, filósofo, mestre e doutor em Educação, Mario Sergio Cortella, que palestrou para os servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) sobre “A emergência de múltiplos paradigmas”.

Realizada no dia 19 de setembro, a palestra foi organizada pelo Conselho da Comunidade da Vara de Execuções Criminais (VEC) em Taubaté e lotou o auditório do Sistema Educacional de Desenvolvimento Social (Sedes). O público-alvo foram os servidores da Coordenadoria das Unidades Prisionais do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali).

Por quase duas horas, Cortella fez um discurso com ênfase na quebra de padrões preestabelecidos para a construção de novos conceitos humanos. “Não nascemos prontos. A gente nasce e vai se fazendo. Na vida, você tem que ter raízes, não âncoras”, disse o palestrante.

Numa fala repleta de exemplos e histórias ilustrativas, o professor ainda mesclou doses de humor com princípios filosóficos. “Gosto muito da Regra 34 de São Bento que diz que é proibido resmungar. Mas é preciso que tenhamos um otimismo crítico”, alertou.

Para a presidente do Conselho da Comunidade, Maria Teresa Ivo, esta é uma oportunidade para humanizar a classe dos agentes, fazendo-os pensar sobre a importância do ofício de abrir e fechar as grades de uma cadeia. “A nossa ideia é sensibilizar os agentes, para integrá-los em meio a um debate positivo da profissão. A ressocialização de presos também passa por um bom trabalho do agente penitenciário”, explica.