Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

05/10/16 | Fernanda Lourenço – Assessoria de Imprensa SAP

CQVidass da Região Metropolitana promove novas ações para servidores

Programas com foco na alimentação, atividades físicas e acompanhamento médico acontecem nas duas Sedes de Saúde do Servidor

O Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da região metropolitana ofereceu novos programas voltados para a alimentação saudável, prática de atividades físicas e campanha de vacinação ocupacional. Alguns deles ainda estão acontecendo e outros são permanentes.

Durante o mês de junho, o projeto “Saúde Ocupacional para Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP)” foi posto em prática e incentivou a prevenção e melhoria da saúde biopsicossocial por meio da avaliação regular das condições de saúde individual e coletiva dos agentes. A ação foi iniciada com a atualização do calendário vacinal dos funcionários. Até o momento foram vacinados 240 AEVPs do total de 940. A vacinação continuará nos próximos sete meses.

Sua saúde é a nossa meta

Pensando em unir a psicologia e a nutrição para auxiliar funcionários que já tentaram emagrecer, o CQVidass criou em agosto o programa “Reeducação Alimentar: Sua Saúde é a Nossa Meta”, que pretende ensinar como manter hábitos alimentares saudáveis e chegar ao peso ideal, consequentemente, diminuindo a incidência de doenças crônicas (hipertensão, diabetes, colesterol etc.).

Durante as reuniões, foram abordados temas como compulsão alimentar, diferença entre emagrecer e perder peso, transtornos alimentares, imagem corporal, entre outros assuntos. A proposta é alcançar a qualidade de vida por meio dos aspectos pessoais, profissionais e sociais.

A diretora da Gestão de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVidass), Iracema Costa Jansson, explica que o diferencial está no trabalho conjunto da psicologia e nutrição. “A metodologia usada transcende o campo da equipe multiprofissional, dando ênfase na interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, com dois profissionais de áreas distintas atuando simultaneamente“. Todas as orientações ocorreram na Sede II da Saúde do Servidor e terminaram em 19 de agosto.

Entre no Ritmo

Outro programa inédito é o “Entre no Ritmo”, que oferece aos funcionários espaço para prática de dança. O CQVidass criou a atividade pensando nos benefícios que pode trazer à vida de quem a pratica, como mais flexibilidade, melhora no condicionamento aeróbico, aprimoramento da coordenação motora, perda de peso, entre outros.

As aulas acontecem desde 17 de agosto. Ritmos variados, como forró universitário, samba rock, rockabilly, sertanejo universitário e country são disponibilizados aos participantes. Não é necessária a inscrição para fazer as aulas, basta comparecer na Sede I de Saúde do Servidor, às quartas-feiras, das 17h10 às 19h.

aasassa
Topo