05/10/16 | Sonia Pestana – Coremetro

Atividades diversificadas marcam Jornada de Cidadania e Empregabilidade da Penitenciária I de Franco da Rocha

Com 4.147 atendimentos, o evento é vitrine de boas práticas nas unidades prisionais

No dia 13 de setembro de 2016, a Penitenciária I “Mário de Moura e Albuquerque” de Franco da Rocha promoveu a 1ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), por meio das Coordenadorias de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), com apoio da própria unidade.

Durante abertura do evento, o diretor geral da penitenciária, Marco Aurélio Cardoso de Almeida, agradeceu a presença de todos e destacou que a jornada da vida de cada um muda constantemente. Segundo ele, a condição do sentenciado pode ser comparada a um rio de correnteza, em que a água nunca é a mesma. A expectativa do diretor é que a jornada possa contribuir para mudanças na trajetória dos sentenciados.

As diretorias da unidade prisional trabalharam em conjunto no desenvolvimento das ações. Uma das primeiras medidas envolveu a conscientização do corpo funcional quanto à sua abrangência e significado para o processo de reintegração social.

Ações de base

Os trabalhos da Jornada da Cidadania ocuparam áreas e horários diferenciados. A exemplo disso, os atendimentos de saúde (num total de 2.377): checagem de peso e temperatura corpórea, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e HIV, orientação sobre higiene bucal, exame de câncer oral e de BK (escarro para tuberculose) e coleta de sangue, foram levados para dentro dos três raios habitacionais.

O andamento dos processos criminais recebeu atenção especial por parte da equipe do Centro Integrado de Movimentação e Inclusão Carcerária (Cimic) da unidade prisional. Na oportunidade foram pesquisados e emitidos 200 extratos da situação processual.

Quanto aos atendimentos jurídicos, as ações foram divididas entre a Defensoria Pública do Estado de São Paulo e a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap). Para esses atendimentos foram reservadas áreas especiais com acesso à internet, o que viabilizou a consulta de 70 situações processuais.

Foram oferecidos também cortes de cabelo na jornada. Para o andamento do serviço, a unidade instalou de tomadas especiais, bancadas e cadeiras. O Instituto Embelleze participou da ação e atendeu 60 sentenciados no galpão da empresa Varal.

Na área educacional da penitenciária foram centralizadas as palestras e oficinas especiais.

Um público estimado em 810 sentenciados circulou pelos cinco espaços reservados para o evento.

Serviços diferenciados

A empresa Lance, fabricante de bolas, certificou seis sentenciados no ramo da serigrafia na Jornada de Cidadania. Eles passaram por rigoroso processo de treinamento e foram considerados aptos a desenvolver com precisão as impressões nos inúmeros modelos desenvolvidos pela empresa.

Em outro extremo, a Funap, por meio da gerente regional, Graziele Barbosa Lima, entregou os certificados do curso do Programa de Educação para o Trabalho (PET) realizado na unidade prisional.

Com a proposta de desenvolver trabalhos específicos com as famílias dos sentenciados, a Penitenciária de Franco da Rocha I montou o “Espaço Família”. A decoração do local ficou a cargo de três sentenciados que dominam a arte do grafite. Os brinquedos foram doados pelos funcionários da unidade.

A inauguração do espaço foi durante a Jornada de Cidadania. As expectativas são promover palestras de saúde e orientação familiar, exibir filmes educativos e apresentações pontuais de teatro e leituras dramatizadas.

O evento contou ainda com duas oficinas especiais oferecidas pela Organização Não Governamental (ONG) Combat Social. As ações tiveram como objetivo promover trabalhos manuais visando à reflexão da situação atual do sentenciado. Nas propostas, os reeducandos colocaram a mão na massa com a montagem da boneca Abayomi, símbolo de resistência. As peças foram construídas a partir de retalhos e tiveram como pano de fundo a temática da luta pela sobrevivência. Todos os itens produzidos foram expostos em mural no corredor da área educacional.

Sentenciados presentes na jornada participaram da oficina para a elaboração de fanzines ou revistas feitas de forma manual. A ONG promoveu a ação e presos puderam lançar mão de recortes variados de revistas e gibis e montar pequenos cartazes. Assim como as bonecas, esses também foram expostos ao público.

Coube atenção para mostra dos produtos produzidos na penitenciária. As empresas que geram empregos na unidade prisional atuam em diferentes áreas, a exemplo da Lance (bolas oficiais e personalizadas), Varal (fabricante de prendedores de roupa de madeira), Relâmpagos Pipas (na produção de rabiolas), Verde Mar, (alimentação coletiva) e Belenus (parafusos e porcas). Juntas elas empregam 165 sentenciados no estabelecimento penal.

A Jornada de Cidadania e Empregabilidade da penitenciária contou com a presença da Defensora Pública de Franco da Rocha, Luana Trino de Medeiros; Heber Rogério dos Santos, diretor geral da Penitenciária II “Nilton Silva” de Franco da Rocha; Felipe Oliveira Lisboa Goes, diretor geral do Centro de Detenção Provisória Feminino de Franco da Rocha; Roberto Yokio Mitsuhashi, diretor geral do Centro de Detenção Provisória “ASP Nilton Celestino” Itapecerica da Serra; Cláudio Nachibal Junior, diretor do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Coremetro; Graziele Barbosa Lima e Jakelyne Landin, representantes da Funap; e Emerson Baldin, coordenador pedagógico da escola vinculadora “Prof. Domingos Cambiaghi”.

Resumo dos atendimentos
Jornada de Cidadania e Empregabilidade
Penitenciária de Franco da Rocha I “Mário de Moura e Albuquerque”

• Emissão de Registros Gerais (RGs): 159