Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

04/10/16 | Caio Daniel – Interlocutor CRN

Reeducandos recebem medalhas na 41ª Semana de Portinari

Apenados participam do evento e expõem pinturas em comemoração do aniversário da cidade de Brodowski

Dez reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Jardinópolis exibiram, entre os dias 13 a 22 de agosto, pinturas na 41ª Semana de Portinari, em Brodowski, interior de São Paulo. O evento comemorou o aniversário da cidade natal do artista plástico Cândido Portinari com exposição coletiva de artes plásticas.

Em abril deste ano, o CPP em parceria com o Museu Casa de Portinari expôs a mostra “Arte que Liberta” na unidade prisional. Três artistas do museu ensinaram técnicas de pintura a reeducandos, que também aprenderam sobre a vida de Portinari. Dez pinturas de presos foram escolhidas para participarem da exposição em Brodowski com pinturas de outros 100 artistas de 17 cidades do interior de São Paulo.

Os organizadores do evento entregaram medalhas e certificados de participação ao diretor do CPP de Jardinópolis, Evandro Campanhã, o qual representou os reeducandos no evento. Também participou da premiação o gerente regional da Fundação “Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), Sílvio Luís do Prado. A premiação foi entregue aos presos na unidade prisional pelo diretor.

Arte no muro

Na mesma semana, três presos — autorizados judicialmente e acompanhados por agentes de segurança — pintaram o muro do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Brodowski. Os reeducandos valeram-se das técnicas de pinturas aprendidas para decorar muros da cidade.

Pintando um novo começo

A direção do CPP encontrou na arte o caminho para que os reeducandos conseguissem enxergar o mundo com outros olhos. Transformando-a em ferramenta de ressocialização, incutiu-lhes novos conhecimentos e valores. Eles usam talento e criatividade para beneficiar a socidade e, desta forma, pintam um novo começo para suas vidas.

aasassa
Topo