30/11/11 | Assessoria de Imprensa - SAP

Centro Técnico Profissionalizante é inaugurado no HCTP de Franco da Rocha

Internos que cumprem Medida de Segurança e estão próximos de saírem em liberdade serão capacitados

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

O primeiro Centro Técnico Profissionalizante é um espaço destinado exclusivamente para capacitar os internos do HCTP

O Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP-I) "Profº André Teixeira Lima", de Franco da Rocha inaugurou no dia 23/11, seu primeiro Centro Técnico Profissionalizante. O local é um espaço destinado exclusivamente para capacitar os internos e conta com várias oficinas aparelhadas para proporcionar qualificação profissional aos pacientes que estão na iminência de receber a liberdade.

Os cursos serão ministrados pelo Centro Paulo Souza, através de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia (Projeto Via Rápida para emprego) e uma ação conjunta da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário; Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap); Fundo Social de Solidariedade (Fussesp); Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Ciência e Tecnologia.

No local, os pacientes aprenderão a fazer pães, no curso de Padaria artesanal – com noves Kits doados pelo Fussesp –; Cursos de costura; bordados em linha e pedraria (ministrado pela artesã Margarida Yatabe Rodrigues, multiplicadora do curso da Escola de Moda); Técnicas de pintura em pátina e découpage e Técnica de pintura de quadros. O gerenciamento é da Funap. Os Cursos de capacitação são de responsabilidade da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, com o Centro Paula Souza.

“Trata-se de um uma ocasião especial para o HCTP e para o Sistema Penitenciário, uma vez que aqui estão internados, indivíduos com comprovados transtornos mentais e este centro técnico é a prova cabal da aceitação e resposta à proposta de tratamento psiquiátrico preconizado por este hospital”, afirma Negrão.

Qualificação certificada

Os cursos terão 80 horas/aula (cinco horas por dia) e os pacientes das oficinas de trabalhos artesanais serão certificados pela Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco) e Funap. Todas as oficinas, além da parte laborterápica que auxilia no tratamento dos pacientes, fazendo com que utilizem o tempo ocioso com tarefas produtivas e educativas, são também profissionalizantes. “O centro técnico profissionalizante é uma pequena parcela do projeto desenvolvido nesse hospital, em conjunto com as atividades educativas, esportivas, recreativas e laborterápicas”, ressalta Negrão. “Essas atividades cingem-se num único ponto em comum que é a humanização do tratamento”, destaca.

Na cerimônia de inauguração, os convidados assistiram a apresentação do coral “Vozes da Liberdade”, formado por pacientes internados no Hospital. Estavam presentes a Diretora Executiva da Funap, Lúcia Maria Casali de Oliveira (representando o Secretário, Lourival Gomes); Solange Aparecida Pongelupi, Coordenadora de Saúde da SAP; Andréa Paula Piva, Coordenadora substituta de Reintegração Social e Cidadania (representando o Coordenador Mauro Rogério Bitencourt); Luiz Henrique Negrão, Diretor do HCTP; Leda Maria Gonzaga, Diretora da Escola de Administração Penitenciária (EAP); Iracema Costa Janson, Diretora do Núcleo de Saúde do Servidor; Cinthia Long, Assistente Consular, do Consulado Britânico, além de diretores de unidades prisionais e funcionários.