03/10/16 | Eliane Borges – Interlocutora Croeste

Penitenciária de Assis sedia palestra sobre perdas afetivas e participa de Fórum da Unesp

Atividades envolvem os projetos “Viva Melhor! Viva Feliz!” e “Encontro Filosófico”

Com o intuito de trazer respostas para questionamentos, como vencer as dificuldades diárias e passar pela fase do luto e das perdas da vida, a doutora em psicologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Mariele Rodrigues Correa, palestrou a servidores da Penitenciária de Assis em 13 de setembro de 2016. No mês anterior, a universidade havia recebido, no IV Fórum de Educação Inclusiva, representantes da unidade prisional para apresentação do projeto filosófico da penitenciária.

A palestra “Sobre Lutas e Lutos: Vínculos e Elaboração de Perdas” visa capacitar funcionários a lidar com acontecimentos desgastantes como, por exemplo, morte de pessoas próximas, separação conjugal, processo de envelhecimento, aposentadoria e outros. A proposta trouxe formas de elaboração emocional por intermédio de um processo de reflexão da vida, de vivência ética e aceitação da finitude humana. A palestra foi apresentada como parte do projeto “Viva Melhor! Viva Feliz!”, idealizado pela supervisora técnica da unidade, Elisa Maria Malacrida, e executado com o apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e Grupo de Acolhimento.

O evento foi apresentado a servidores, os quais expuseram dúvidas e ideias. “O tema é de grande importância. Nós não somos preparados para lidar com perdas, como a morte. Quando somos surpreendidos por algo ruim, nem sempre temos como superar. Também não preparamos nossos filhos para perder. Há pessoas que não conseguem superar. É quando vem o suicídio, a depressão! Temos que nos preparar”, afirmou o agente de segurança penitenciária (ASP), Sérgio Ribeiro.

Ao final da palestra, o diretor técnico III, Mauro Luiz Lima, ressaltou os trabalhos da Unesp de Assis voltados à qualidade de vida dos servidores. “Parabéns por dedicar o projeto aos nossos funcionários. A saúde física, mental e emocional, a prevenção e a qualidade de vida são de grande importância para nossa vida profissional e também pessoal. À Unesp de Assis os meus agradecimentos pela parceria e à professora Mariele meu muito obrigado por dedicar seu tempo e nos fazer pensar sobre a vida”.

A temática veio ao encontro do momento atual da unidade que passa por luto após o falecimento do ASP, Mauro Sérgio Nunes, em 23 de julho deste ano. “Maurinho”, como era chamado, trabalhava há quase 25 anos no sistema prisional, dos quais 16 anos só na Diretoria de Trabalho e Educação à frente da qual desenvolveu vários projetos, como Perspectivas, Amoarte, Encontro Filosófico, Preparação para o Enem, Literatura para Todos, Interpretação e Produção de Textos, Ressocializar com Arte, Curso Básico de Informática, Curso de Mecânica Básica e Música na Prisão.

Fórum Universitário

Em 25 de agosto, o Projeto “Encontro Filosófico” foi apresentado pelo professor de história da escola vinculadora “Clybas Pinto Ferraz” da unidade, Luiz Fernando de Godoy Scarcella, no IV Fórum de Educação Inclusiva, promovido pela Unesp de Assis. Assistiram à presentação professores das redes municipal e estadual de ensino de Assis e região, além de alunos e docentes da Unesp, servidores da penitenciária, familiares do autor e gerente regional da “Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), Milfran Melotti Evangelista. “É importante que os projetos da unidade sejam mostrados à sociedade, para que todos saibam sobre a qualidade dos trabalhos dos servidores da Secretaria da Administração Penitenciária. Boas práticas devem ser compartilhadas”, enfatizou Lima.

Iniciado pelo Centro de Trabalho e Educação há aproximadamente um ano, o projeto tem como objetivo promover reflexão e discussão sobre diversos assuntos, contribuindo para a formação pessoal dos participantes, para que tenham condições de analisar a sociedade e o ambiente com olhar crítico, tomando seus próprios posicionamentos a respeito dos assuntos abordados. Um dos resultados obtidos com a ideia foi a elaboração da Apostila de Filosofia Funcional, escrita por “Maurinho” com o apoio de um reeducando, utilizada como atividade complementar no Programa de Educação para o Trabalho (PET) pela Funap.