Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

23/09/16 | Assessoria de Imprensa SAP

Alckmin entrega primeiro CDP do país com automação de porta de cela

Unidade está localizada em Itatinga e atenderá presos provisórios da região de Botucatu

O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Administração Penitenciária entregam, nesta sexta, 23, o 22ª presídio do Plano de Expansão de Unidades Prisionais e o primeiro do país já com a abertura e fechamento de porta de cela automatizados. A unidade dispõe de 847 vagas para presos provisórios e irá atender a demanda da região de Sorocaba. O valor da obra foi de R$ 43,8 milhões, sendo a maior parte R$ 22,7 milhões do Tesouro Estadual e o restante, do Ministério da Justiça.

Além do CDP de Itatinga, já foi concluída a automatização em 63 penitenciárias e Centros de Detenção Provisória, além de três anexos de Detenção Provisória. O objetivo é instalar o novo sistema em todas as unidades prisionais paulistas, sendo que 8 CDPs e Penitenciárias estão em fase de instalação e outras 13 unidades devem iniciar em breve o processo de automatização.

A automatização das celas tem sido realizada por servidores própria da Secretaria da Administração Penitenciária - SAP. Trata-se de um sistema automático para a abertura e fechamento das portas, evitando o contato entre os funcionários e a população carcerária. Desenvolvido 100% por técnicos da SAP, a automação prioriza a tecnologia através de um sistema motorizado, controlado por meio de painel eletrônico que permite abertura e fechamento automaticamente. A parte elétrica está ligada a um gerado, garantindo a continuidade do serviço mesmo em caso de queda de energia elétrica.

O novo CDP irá receber presos provisórios da Região de Botucatu e faz parte do Plano de Expansão de Unidades Prisionais, iniciado em 2010 e que já entregou, até agora, 18.461 vagas. Com o CDP de Itatinga, serão 22 unidades já inauguradas e outros 17 presídios estão em construção.

O CDP de Itatinga foi projetado com características diferenciadas, aproveitando as experiências dos que já estão em funcionamento. A grande novidade fica por conta dos pavilhões de trabalho e de serviços – como cozinha industrial, onde os próprios presos preparam os alimentos – e salas de aula, além dos setores de inclusão, saúde, lavanderia e padaria. Nesses locais, os presos podem trabalhar e estudar – durante o período em que aguardam julgamento – e em caso de condenação, já acumulam tempo de remição de pena, uma vez que a cada três dias trabalhados ou 12 horas de estudo, um dia é remido do total da condenação, conforme prevê a Lei.

Assessoria de Imprensa
Secretaria da Administração Penitenciária
(11) 3206-4789

aasassa
Topo