22/09/16 | Kelma Jucá – Interlocutora Corevali

PII de Potim recebe Jornada de Cidadania e Empregabilidade

Cerca de 2 mil serviços nas áreas da saúde, cidadania e jurídica são oferecidos

A Penitenciária II de Potim promoveu a Jornada de Cidadania e Empregabilidade no dia 31 de agosto. O evento ofereceu um conjunto de serviços para auxiliar os reeducandos na retomada da vida em liberdade e trouxe para o sistema prisional um mutirão de ações para subsidiar no processo de reintegração social dos presos. Trata-se de trabalho conjunto da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Corevali (Coordenadoria das Unidades Prisionais do Vale do Paraíba e Litoral).

Durante o evento, foram regularizados quase mil documentos de detentos e prestados mais de 100 atendimentos jurídicos e de 500 atendimentos de saúde. A participação em palestras contou com a presença de 250 presos. Foram prestados aproximadamente 2 mil serviços nas áreas da saúde, da cidadania e jurídica.

Compuseram a mesa de abertura da cerimônia o coordenador da Corevali, Nestor Pereira Colete Junior, o diretor geral da P II de Potim, Nilson Agostinho de Paula, o defensor público, Ruy Freire Ribeiro Neto, o diretor do Grate da Corevali, André Luís Domiciano, a diretora de Saúde da P 2 de Potim, Ivonete Bastos, o supervisor regional da Funap, José Roberto Costa, o representante da CRSC, Marco Antonio Sales Torres, e o representante da Prefeitura de Potim, Benedito José Félix.

Via Rápida

No evento ainda teve a entrega de diploma a 20 reeducandos que participaram do Via Rápida Emprego, programa do Estado de São Paulo que oferece cursos de qualificação profissional. Na ocasião, os formandos receberam certificado de pintor e encanador hidráulico pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI).

Para muitos presos, o programa representa oportunidade de aprimoramento pessoal e profissional. O preso Leandro, 43 anos, ensino fundamental incompleto, aprendeu técnicas de pintura pelo programa. “Eu nunca havia recebido um diploma. Essa cerimônia foi muito importante para mim. Representa uma segunda chance”, disse emocionado.

De acordo com o diretor geral da Penitenciária II de Potim, Nilson Agostinho de Paula, o evento validou atividades corriqueiras da unidade. “A 1ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade desta unidade prisional promoveu diversas ações voltadas para a assistência direta dos reeducandos. Maior do que os expressivos números de serviços prestados aos reeducandos é o resultado que estas ações exprimem em cada um dos reeducandos. Ao final do cumprimento das reprimendas terão maiores e melhores possibilidades de reintegração à sociedade”, disse.

Parcerias

Em sua primeira edição na Penitenciária II de Potim, a iniciativa contou com parceiros como a Secretaria de Emprego e Relações de Trabalho (Sert), a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania (SJDC), a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a Defensoria Pública do Estado de São Paulo e a Receita Federal do Brasil. Foram firmados também entendimentos com instituições da cidade de Potim, como, por exemplo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Prefeitura Municipal, a Divisão Municipal de Saúde e o Centro de Assistência Social.

Números da Jornada

• Cadastros de Pessoa Física emitidos/regularizados – 335
• Registros Gerais expedidos – 240
• Carteira de Trabalho e Previdência Social emitidas – 48