Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

20/09/16 | Kelma Jucá – Interlocutora Corevali

Cerimônia oficializa novo nome da Penitenciária I de Potim

O secretário da SAP e autoridades locais descerraram placa em homenagem a servidor Jair Guimarães de Lima

O secretário da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Lourival Gomes, esteve no último dia 14, na cerimônia de denominação da Penitenciária I de Potim. A unidade prisional passa a se chamar Penitenciária “AEVP Jair Guimarães de Lima” em homenagem ao funcionário que serviu por quase 14 anos na unidade.

Além das autoridades da Pasta, estiveram presentes no evento representantes do Judiciário, como a juíza da Vara de Execuções Criminais (VEC), Sueli Zeraik de Oliveira Armani e o defensor público Saulo Dutra de Oliveira, e familiares do servidor homenageado. Esta é a primeira vez na região que uma unidade prisional no Estado de São Paulo recebe como patrono o nome de um Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP). Hoje, já são quase 6 mil AEVPs em todo o Estado, cujo trabalho é responsável por cuidar da segurança das muralhas de unidades penais.

O patrono

O merecimento do servidor Jair Guimarães de Lima se deve ao trabalho e dedicação com que desempenhou a função de AEVP na Penitenciária I de Potim, desde quando assumiu o cargo em agosto de 2002. A boa atuação dele sempre foi cercada por profissionalismo, ética e liderança.

Em março deste ano, adoentado por um câncer e no leito de morte, tamanho o seu senso de responsabilidade, Jair pedira à esposa que preparasse o seu fardamento para retornar ao trabalho. “Estamos honrados com a oportunidade de fazermos esta justa homenagem que, embora tardia, simboliza o reconhecimento de um servidor admirado por todos, inclusive entre os pares. Afinal, os funcionários são o nosso maior bem”, disse o secretário da SAP, Lourival Gomes.

A esposa de Jair, Luiza Claro Guimarães de Lima, falou da emoção da família, presente em peso à cerimônia: “Amei. Fiquei muito emocionada. A mãe dele também”.

Além das autoridades mencionadas, estavam presentes: Edno Félix e Isquel Aparecida de Castro Rocha, respectivamente prefeito e primeira dama de Potim; Nestor Pereira Colete Júnior, coordenador das unidades prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral; Gustavo Testa Fernandes, diretor da Penitenciária I (PI)“AEVP Jair Guimaraes de Lima” de Potim; Nilson Augustinho, diretor da P II de Potim; André Bolognin, diretor da PI de Tremembé; Fábio Brandão, diretor da PF II de Tremembé; Marcelo Martins, diretor do Centro de Detenção Provisória (CDP) de São José dos Campos; Eliana Maria G. Capostagno, diretora do Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de São José dos Campos; Adriano César Maldonado, diretor do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) de Taubaté; Antonio Donizeti Cardoso, diretor da P II de Tremembé; Claudio José do Nascimento Braz, diretor do CDP de Taubaté; Silvio Ferreira de Camargo Leite, diretor do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Tremembé; Maria Tereza de Oliveira Ivo, presidente do Conselho da Comunidade de Taubaté; Padre José Ferreira, representante da Pastoral Carcerária.

aasassa
Topo