Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

20/09/16 | Caio Daniel – Interlocutor CRN

Medalhista da São Silvestre Maria Zeferina participa da Sipat no CDP de Pontal

A atleta fala sobre superação e motivação; Sipat também conta com atividades de saúde e prevenção de acidentes

Com a tocha olímpica nas mãos, a maratonista Maria Zeferina abriu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pontal. A 3ª Sipat ocorreu entre os dias 1 e 6 de agosto e reuniu cerca de 80 colaboradores de todos os plantões. O evento é voltado para servidores e traz assuntos relacionados à saúde, motivação, qualidade de vida e prevenção de acidentes no trabalho.

Zeferina contou sobre sua história de vida com a palestra “Superação e Motivação”, cujo tema central incentivava os participantes a nunca desistirem de seus sonhos. “A ideia foi trazer essa história digna de superação para mostrar aos nossos servidores que já somos campeões, e podemos chegar exatamente onde queremos ir. Nossa garra e força de vontade podem fazer de cada um de nós vencedores na vida”, explicou o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da unidade prisional, Tiago Manzano.

Como a Sipat aborda também temas como acidente no trabalho e saúde, o 1º tenente da Polícia Militar do Município de Pontal, Edoaldo da Silva, discorreu sobre a prevenção de acidentes no trânsito no percurso de casa até o trabalho, por meio da palestra “Direção Defensiva” e a médica infectologista, Renata Abduch, falou sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), com atenção para os cuidados que os agentes de segurança devem tomar ao revistar os pertences de presos nos procedimento de rotina.

Em todos os dias, funcionários puderam fazer exames glicêmicos, aferição de pressão arterial e controle de peso, resultando em 351 atendimentos na área da saúde. A cerimônia de encerramento homenageou os servidores que são pais, já que o evento ocorreu próximo a data que comemora o Dia dos Pais.

De Sertãozinho para o mundo

Maria Zeferina Rodrigues Baldaia é medalhista de ouro na corrida de São Silvestre de 2001 e participou de várias competições nacionais e internacionais conquistando grandes títulos. A atleta, que já trabalhou como doméstica e boia-fria em sua cidade natal (Sertãozinho, 25 km de Pontal), contou como se tornou corredora profissional, superando desafios e nunca duvidando de seu potencial. “Foi uma experiência incrível conhecer a história de vida de Maria Zeferina. Ver a perseverança, a força, a insistência e superação de todas as dificuldades para realizar seu sonho nos deu ânimo para superar os obstáculos de nossa rotina. Foi um momento de olhar para nossa história e ver de que maneira podemos continuar lutando por nossos anseios; saber que quem acredita alcança e que as dificuldades vêm, mas como estímulo para nunca desistir de nossos objetivos”, disse Manzano.

Doação de agasalhos

Mais uma atividade desenvolvida pela Cipa, a Campanha de Agasalhos conseguiu arrecadar — por meio de doação dos colaboradores da unidade — 219 peças de vestimentas. Elas foram entregues ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Pontal. A entidade fez a doação para famílias carentes da cidade.

aasassa
Topo