Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

14/09/16 | Caio Daniel – CRN

Brotas sedia 6º Encontro de Cipeiros da CRN

Evento reúne servidores das 41 unidades prisionais e sede da coordenadoria e conta com apresentação de ilusionismo, oficina de dança e palestra motivacional

Com o tema “Caminhando que se faz o caminho”, o 6º Encontro de Cipeiros reuniu as equipes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipas) das unidades prisionais e sede da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste do Estado (CRN). O evento acontece desde 2011. Neste ano, ocorreu em 5 de agosto, em Brotas, interior de São Paulo, com objetivo de multiplicar as ações de qualidade de vida do servidor e promover a integração das equipes da Cipa e foi organizado pelo Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor — CQVidass da Região Noroeste.

Pela segunda vez consecutiva, o salão de eventos do Recanto Alvorada Eco Resort foi escolhido para sediar o encontro. Após o café da manhã, os 180 servidores e convidados participaram da palestra de abertura com mesmo tema do encontro, apresentada pelo cipeiro e servidor do Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Francisco Carlos Caneschi” de Bauru, Elton Camargo o qual discorreu sobre a importância da família e do trabalho e os benefícios da água à saúde.

A segunda apresentação foi a do mágico Adriano Chaves, com números de levitação de objetos a aparecimento de pombas em lugares inesperados. O mágico, também servidor da área da segurança pública, entreteve os presentes com a arte milenar do ilusionismo.

Peça teatral

O ator Osmar Nunes e sua equipe marcaram presença no 6º Encontro de Cipeiros. De forma descontraída, eles criaram cenas comuns do dia a dia de funcionários de unidades prisionais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), como a passagem pelo portal detector de metais. Quando é acusada, por meio de sinal sonoro, a presença de objeto metálico com o passante, ele deve voltar e se desfazer desse pertence para prosseguir. Os episódios foram encenados com a ajuda de cipeiros voluntários.

Oficina de dança

Os dançarinos e servidores do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Alberto Brocchieri” de Bauru, Maria Alice Acosta e Geraldo Antônio Inhesta, ensinaram no evento três ritmos: samba, bolero e forró. Os participantes formaram um grande círculo no salão para receberem as instruções dos professores. Primeiro, homens e mulheres dividiram-se para aprender os passos individuais, depois, dançaram com seus pares.

Autoridades, sorteio de brindes e certificação

Várias autoridades estiveram presentes, dentre elas o secretário adjunto da pasta, Luiz Carlos Catirse, o coordenador da CRN, Carlos Alberto Ferreira de Souza, a diretora do Grupo de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor, Iracema Jansson, a representante da Escola da Administração Penitenciária (EAP), Renata Andrade, o diretor do CQVidass Noroeste, Nilson Dantas, e a diretora do CQVidas Oeste, Fabiana Minzoni.

Diversos prêmios foram sorteados entre os participantes ao longo do encontro e, no final, houve a entrega de certificado pela Cipa para as equipes.

“Caminhando que se faz o caminho”

De acordo com um dos organizadores do evento, Nilson Dantas, as dificuldades do dia a dia de trabalho são constantes, mas a perseverança e a crença em um ambiente melhor são os principais objetivos da Cipa. O tema do evento ensina que “deve-se da dificuldade a mola propulsora para alcançar as metas desejadas, sejam elas no trabalho ou na vida pessoal”, comenta Dantas.

aasassa
Topo