13/09/16 | Eliane Borges - Croeste

Sentenciados de Martinópolis e Tupi Paulista concluem Curso de Poda de Árvores

Qualificação é a primeira de uma série de cinco na área do agronegócio

Em 03 de agosto, dez sentenciados da Penitenciária "Tacyan Menezes de Lucena" de Martinópolis foram os primeiros da região a serem certificados no Curso de Podas de Árvores Frutíferas e Arborização Urbana, viabilizado pela parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap) e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).

Com oito horas de duração, divididas entre aula prática e teórica, a atividade foi desenvolvida no estabelecimento prisional, no período de 19 a 22 de julho, e faz parte de uma série de cinco cursos, na área do agronegócio, previstos para serem ministrados ainda este ano pela Cati. No dia 28 de julho, outros 11 sentenciados também foram capacitados durante cinco horas na Penitenciária de Tupi Paulista pelo Agente de Segurança Penitenciária (ASP), Arídio de Oliveira Júnior, sob supervisão do diretor do Centro de Trabalho e Educação, Mauro Scalon.

O objetivo é ensinar aos sentenciados as técnicas básicas de poda para árvores frutíferas e arborização urbana, com conceitos relacionados à arquitetura das copas, técnicas de corte de galhos, controle da produção das frutas, poda de educação, manutenção e segurança. “Foi gratificante, porque esse curso abrirá mais uma opção profissional no futuro. Quando voltar ao convívio social, poderei trabalhar como podador de árvores, ajudando financeiramente minha família” destacou L.C.M., sentenciado participante.

O diretor do Centro de Trabalho e Educação da Penitenciária de Martinópolis, Marcos Rogério Martins Costa, entende que o curso é de grande valia, pois dá mais uma opção profissional aos reeducandos, para que quando estiverem em liberdade, possam desempenhar uma atividade laboral com boa remuneração.

Após a conclusão das aulas, os sentenciados foram certificados pela Funap em conjunto com a Cati, na presença do diretor geral da unidade prisional, Antonio Sérgio de Oliveira; dos Gerentes Regionais da Funap em Presidente Prudente e em Mirandópolis, Milfran Melotti Evangelista e Claudinei Braga Correia, respectivamente; do Assistente de Planejamento da Cati, Giancarlo Savian, e da Coordenadora de Projetos da Funap, Camila Menotti Zanuto.

Treinamento

O curso é parte integrante do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania (PET), cujas aulas em Martinópolis foram lecionadas pelo ASP, Mário Luís da Silva, o qual, no dia 07 de julho, capacitou-se no parque agrícola da Penitenciária "Zwinglio Ferreira" de Presidente Venceslau juntamente com outros 29 servidores e cinco sentenciados. Neste primeiro momento, participaram funcionários do Centro de Ressocialização e da Penitenciária de Presidente Prudente, como também, das Penitenciárias de Presidente Bernardes, Presidente Venceslau, Dracena, Martinópolis, Marabá Paulista, Tupi Paulista (masculina), Mirandópolis e Lavínia, além do Centro de Detenção Provisória de Caiuá.

O treinamento capacitou multiplicadores para levarem os conhecimentos adquiridos aos sentenciados das unidades prisionais com vistas à inclusão social, geração de emprego e renda, além de contribuir para preservação ambiental e desenvolvimento rural sustentável. Na ocasião, o diretor regional da Cati/Escritório de Desenvolvimento Rural de Presidente Venceslau relatou que a parceria com o sistema prisional é de grande valia. “Temos como missão promover a extensão rural e as unidades prisionais da nossa região têm grande área territorial se comparadas a propriedades rurais. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo coloca-se à disposição para colaborar com as atividades ligadas ao desenvolvimento rural e melhoria das atividades agropecuárias”, enfatizou. Ao longo dos próximos meses, a unidade de Presidente Venceslau deverá ser palco de novos treinamentos voltados as técnicas de ovinocultura, olericultura, suinocultura e produção de mudas.