Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

08/09/16 | Assessoria de Imprensa SAP

Javert de Andrade é tema de homenagens do Conselho Penitenciário de SP

Órgão inaugurou acervo histórico e retrato de ex-presidente

A data de 30 de agosto de 2016 ficará marcada como um dia de redescoberta de um vasto manancial de memórias do sistema prisional paulista. Em sessão solene, o Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo inaugurou seu novo acervo histórico “Dr. Javert de Andrade” e o retrato de Matheus Guimarães Cury, na galeria de ex-presidentes do Conselho. Entre os discursos dos presentes, foi ouvida uma gravação inédita da década de 1950 do diretor do então revolucionário Instituto Penal Agrícola de São José do Rio Preto e do Ministro do Supremo Tribunal Federal Nelson Hungria.

Resgatou-se a memória daquele que dá hoje nome ao atual Centro de Progressão Penitenciária de Rio Preto. A figura do famoso jurista e promotor de justiça Javert de Andrade é mais conhecida pelas circunstâncias trágicas de sua morte, aos 42 anos, em 1961. Porém, suas pioneiras convicções no resgate da cidadania e do sistema prisional como recuperador de indivíduos foi lembrado pelos presentes. O próprio secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, rememorou que quando ingressou no sistema prisional paulista, já na década de 1970, se falava “de que devíamos seguir o exemplo do Dr. Javert de Andrade”, destacou. Além de Gomes, fizeram o resgate da memória do jurista o jornalista Percival de Souza e o advogado e ex-secretário adjunto da Segurança Pública Marcelo Martins de Oliveira.

Colega de faculdade de Jânio Quadros, Ulysses Guimarães e de outras personalidades de destaque do meio político e jurídico da época, Javert de Andrade foi revolucionário ao criar uma nova política para o sistema prisional. Ao promover a reintegração social de presos através do trabalho, em convívio com os familiares, que frequentavam o então Instituto Penal Agrícola, Andrade propôs um novo modelo de cumprimento de pena, que fez de São Paulo referência nacional e internacional. Para receber a homenagem, estavam presentes os familiares do jurista, entre eles Gilda Figueiredo Ferraz de Andrade, Christina Motta e Heloísa Figueiredo Ferraz, respectivamente filhas (as duas primeiras) e neta dele.

Ainda durante a cerimônia foram entregues placas em homenagem aos ex-conselheiros José Sylvio Fonseca Tavares, Eubis do Amaral, entre outros, além do secretário Lourival Gomes. Falou em nome dos homenageados o ex-conselheiro José Roberto Dealis Tucunduva. Após descerramento do retrato de Matheus Guimaraes Cury na galeria de ex-presidentes, o atual presidente José Carlos Gobbis Pagliuca convidou a plateia a conhecer o novo espaço do Conselho Penitenciário, que guarda várias preciosidades do acervo do órgão, fundado em 1928.

aasassa
Topo